SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A desinstitucionalização e as alternativas habitacionais ao dispor de indivíduos com perturbações mentais: Um novo modelo habitacional - A habitação apoiadaPapel do auto-conceito de competência cognitiva e da auto-aprendizagem no contexto sócio-laboral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.18 n.2 Lisboa jun. 2000

 

Dinâmicas grupais na adolescência (*)

 

Maria Gouveia-Pereira (**)

Isaura Pedro (**)

Virgílio Amaral (**)

Margarida Alves-Martins (**)

Francisco Peixoto (**)

 

RESUMO

Diversos estudos têm evidenciado que o grupo de amigos assume para os adolescentes importância a vários níveis: suporte instrumental e emocional, ajuda na resolução das tarefas desenvolvimentais e na construção da identidade (Alves Martins, 1998; Gouveia-Pereira, 1995, 1998; Palmonari, Pombeni & Kirchler, 1990, 1991, 1992; Sherif, 1984). Na linha dos trabalhos de Tajfel (1982, 1983) acerca das relações intergrupais e segundo Cotterel (1996), o grupo proporciona experiências emocionais positivas, através da aceitação e reconhecimento do indivíduo, em contrapartida, o indivíduo ganha no sentido da pertença, da solidariedade entre os membros do grupo. Definimos como objectivo analisar a percepção que os adolescentes têm do seu grupo de pares e dos outros grupos, num estabelecimentos escolar na área de Lisboa. Para analisar essa percepção, procurámos contemplar a formação e o percurso do grupo, locais de encontro, dimensões identitárias e avaliativas, e em função destas, compreender a diferenciação relativamente aos outros grupos, junto de 42 adolescentes.

A amostra foi constituída por 42 adolescentes a frequentar os 7.º e 9.º anos de escolaridade. Para a recolha dos dados utilizaram-se metodologias qualitativas com entrevistas de grupo aprofundadas.

Os resultados evidenciam que a formação dos grupos é fortemente influenciada pela dinâmica escolar. Ao nível das relações intergrupais a forma como os adolescentes se diferenciam dos outros grupos é diferente consoante se encontram no 7.º ano ou no 9.º ano. Os do 9.º ano apresentam maior capacidade de diferenciação relativamente aos outros grupos, e diferenciam-se através de dimensões, quer avaliativas quer de natureza mais comportamental, enquanto os do 7.º ano apenas o fazem através desta última dimensão.

Palavras-chave: Grupo de pares, identidade social, adolescência.

 

ABSTRACT

Several studies showed that adolescent peer group play an important role at different levels: they are a source of instrumental and emotional support, developmental tasks resolution and construction of identity (Alves Martins, 1998; Gouveia-Pereira, 1995, 1998; Palmonari, Pombeni & Kirchler, 1990; 1991; 1992 & Sherif, 1984). Following the research of Tajfel (1982, 1983) on intergroup relations and the findings of Cotterel (1996) it is stated that the group gives positive emotional experiences through acceptance and recognition of the individual, and the adolescent gains the feeling of belonging and solidarity between group members. The goal of the present study is to analyze the adolescent' perception of their peer. The formation and history of the peer group, meeting places, dimensions of identity and of evaluation were analyzed in order to better understand the groups' identity in relation to other groups.

Participants were 42 adolescents from the 7th and the 9th year of secondary school. In order to collect the data qualitative group interviews were conducted.

Results showed that group formation is strongly influenced by school dynamics. School year plays a role at the level of the perception of intergroup relations. Adolescents from 9th year show a greater capacity for differentiation in relation to other groups wile younger students only differentiated the other groups through behavior dimensions.

Key words: Peers groups, social identity, adolescence.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alves-Martins, M. (1998). Dinâmica de escola e identidades sociais. In M. Alves-Martins (Ed.), Actas do IX colóquio de psicologia e educação (pp. 43-49). Lisboa: ISPA.         [ Links ]

Cavalli, A., & Delillo, A. (1988). Giovani anuai 80. Bologna: Il Mulino.

Cotterel, J. (1996). Social networks and social influences in adolescence. London: Routledge. Claes, (1985). Problemas da adolescência. Lisboa: Verbo.

Gouveia-Pereira, M. (1995). A percepção do papel do grupo de pares nas tarefas de desenvolvimento em adolescentes e pais. Dissertação de Mestrado, não publicada, Lisboa: ISPA.

Gouveia-Pereira, M. (1998). Os adolescentes e os pais: Diferentes percepções acerca do grupo de pares. In M. Alves-Martins (Ed.), Actas do IX colóquio de psicologia da educação (pp. 71-97). Lisboa: ISPA.

Gouveia-Pereira, M. (1998). Os adolescentes e os pais: Diferentes percepções acerca do grupo de pares. In M. Alves-Martins (Ed.), Actas do IX colóquio de psicologia e educação (pp. 71-97). Lisboa: ISPA.

Havighurst, J. R. (1951). Developmental task and education. New York: Longmans, Green.

Kirchler, E., Palmonari, A., & Pombeni, M. L. (1991). Sweet sixteen. Adolescent's problems and the peer group as source of support. European Journal of Psychology of Education, 6, 541-563.

Machado Pais, J. (1996). Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Olbrich, E. (1984). Adolescence. A period of crisis or coping? In. E. Olbrich, & E. Todt (Eds.), Problems of adolescence. Berlin: Springer.

Palmonari. A. (1990). L' adolescenza: Identità e sviluppo. In P. Amerio, P. Boggi Cavallo, A. Palmonari, & M. L. Pombeni (Eds.), Gruppi di adolescenti e processi di socializzazione (pp. 13-31). Bologna: Il Mulino.

Palmonari, A., Pombeni, M. L., & Kirchler, E. (1989). Peergroups and evolution of the self-system in adolescence. European Journal of Psychology of Education, 4, 3-15.

Palmonari, A., Pombeni, M. L., & Kirchler, E. (1990). Adolescents and their peer groups: A study on the significance of peers, social categorisation process and coping with developmental tasks. Social Behaviour, 5, 33-49

Palmonari, A. , Kirchler, E., & Pombeni, M. L. (1991). Differential effects of identification with family and peers on coping with developmental tasks in adolescence. European Journal of Social Psychology, 21, 381-402.

Palmonari, A., Pombeni, M. L., & Kirchler, E. (1992). Evolution of the self-concept in adolescence and social categorisation processes. European Review of Social Psychology, 381-402.

Robinson, W. P., & Tayler, C. A. (1986). Auto-estima, desinteresse e insucesso escolar em alunos da escola secundária. Análise Psicológica 5 (1), 105-113.

Robinson, W. P., & Tayler, C. A. (1991). Correlates of low academic attainment in three countries: England, France and Japan. Análise Psicológica, 9 (3-4), 277-290.

Sedas Nunes, J., Machado Pais, J., & Schmidt, L. (1989). A convivialidade e a relação com os outros. Lisboa: ICS.

Sherif, M. (1966). Group conflict and cooperation: Their social psychology. London: Routledge and Kegan.

Tajfel, H. (1972). La catégorisation. In S. Moscovici (Ed.), Introduction à la psycologie sociale, 1. Paris: Larousse.

Tajfel, H. (1982). Social psychology of intergroup relations. Annual Review of Psychology, 33, 1-39. Tajfel, H. (1983). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte.

Turner, J. (1987). Rediscovering the social group. A self-categorisation theory. Oxford, UK: Basil Blackwell.

 

(*) Esta investigação teve o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PRAXIS/PCSH/C/ PSI/92/ 96).

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons