18 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Análise Psicológica

 ISSN 0870-8231

     

 

Do vínculo às relações sociais: Aspectos psicodinâmicos

 

Rui Aragão Oliveira (*)

 

RESUMO

Sobre o tema da vinculação, são abordados os domínios das problemáticas associadas às relações precoces, à representação dos processos de vinculação nas diversas etapas desenvolvimentais e às relações psicológicas inerentes à formação de diferentes sistemas sociais, enquadrados no jogo dinâmico criado pelos, e para os seus representantes individuais.

Num primeiro momento desenvolve-se mais pormenorizadamente o conceito de vínculo, considerando excepcionalmente os contributos de Bowlby, e as suas diferenciações quanto às abordagens de Freud e da psicanálise tradicional.

Consideram-se então, entre outros, os trabalhos de Melanie Klein sobre os fenómenos de comunicação corporal, organizados numa fase muito precoce de desenvolvimento, e as vicissitudes dos relacionamentos objectais, constituídos por angústias, emoções, fantasias e defesas psíquicas específicas.

Reorganizamos por fim, o conceito de vínculo segundo as concepções de Wilfred Bion, enfatizando a ideia das relações entre um espaço continente e um conteúdo, recorrendo aos mecanismos de identificação projectiva, e às emoções básicas inerentes ao estabelecimento e manutenção dos vínculos, com as repercussões na capacidade de pensar e desenvolvimento global do ser humano nas suas relações.

Palavras-chave: Vínculo, relações sociais, relações de suporte.

 

ABSTRACT

Regarding the attachment theme, we approached the problem areas associated with early relationships, the representation of the attachment process in various developmental stages, and the psychological relations inherent in the formation of different social systems, fitted in to the dynamic game created by, and for its individual representatives. We started off by broadening our conception of attachment, exceptionally considering contributions by Bowlby, as well as the differences between his approach and the one by Freud and traditional psychoanalysis.

We then considered, amongst others, Melanie Klein’s work on the body communication phenomena, which becomes organized in a very early phase of development, and the vicissitudes in object relationships, made up of emotions, fantasies, moments of distress and specific psychological defenses.

Finally, we reorganized the concept of attachment according to Wilfred Bion’s conception by emphasizing the idea of the relation between a continent space and the contents, resorting to identifying projective mechanisms and to basic emotions, inherent in the establishment and maintenance of affectionate bonds, with repercussions in the thinking ability and in global human development regarding relationships.

Key-words: Bonds, social relationships, support relations.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ainsworth, M. D. S. (1964). Patterns of attachment behavior shown by the infant in interaction with his mother. Merril-Palmer Quarterly, 10, 51-8.         [ Links ]

Bion, W. R. (1959). Experiências com grupos. Rio de Janeiro: Imago ed..

Bion, W. R. (1962). Learning from experience. London:Heinemann.

Bion, W. R. (1962a). The psycho-analytic study of thinking II -a theory of thinking. International Journal of Psycho-Analysis, 43, 306-310.

Bion, W. R. (1963). Os elementos da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966. Bion, W. R. (1967). Estudos psicanalíticos revisados. Rio de Janeiro: Imago ed., 3.ª ed., 1994.

Bowlby, J. (1961). L'etologie et l'evolution des relations objectales. Revue Française de Psychanalyse, 25 (4-5-6), 623-631.

Bowlby, J. (1969). Attachment, vol. 1 e 2. London: The Hogarth Press & The Institute of Psycho-analysis, 1982, 2nd edition.

Bowlby, J. (1988). A secure base, clinical applications of attachment theory. London: Tavistok, 1992.

Cashden, S. (1988). Object relations theory: using the relationship. New York: Norton.

Cohen, S., & Wills, T. A. (1985). Stress, social support and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, 98, 310-357.

Dias, C. A. (1988). Para uma psicanálise da relação. Porto: Edições Afrontamento.

Dias, C. A. (1992). Aventuras de Ali-Babá nos túmos de Ur - ensaio psicanalítico sobre a somatopsicose. Lisboa: Fenda.

Dias, C. A., & Fleming, M. (1998). A psicanálise em tempo de mudança - contribuições teóricas a partir de Bion. Porto: Edições Afrontamento.

Erikson, E. H. (1950). Childhood and society. New York: Norton.

Flaherty, J. A., & Richman, J. A. (1986). Effects of childhood relationships on the adult's capacity to form social supports. American Journal Psychiatry, 143, 851-855.

Freud, S. (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Lisboa: Ed. Livros do Brasil.

Gitelson, M. (1962). The curative factors in psycho-analysis I. The first phase of psycho-analysis. International Journal Psychoanalysis, 43, 194-205.

Greenberg, J. K., & Mitchell, S. A. (1983). Object relations in psychoanalytic theory. Cambridge, M.A.: Harvard University Press.

Grinberg, L. (1973). Introdução às ideias de Bion. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1973.

Grinberg, L. (1985). Teoria de la identification. Madrid: Tecnipublicaciones, S.A..

Harlow, H. F., & Zimmerman, R. R. (1959). Affection responses in the infant monkey. Science, 130, 421.

Hinshelwood, R. D. (1991). Dicionário do pensamento kleiniano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

Jaques, E. (1953). Os sistemas sociais como defesa contra a ansiedade persecutória e depressiva. In Melanie Klein, Paula Heimann, R. Money-Kirle (Eds.), Temas de psicanálise aplicada. Rio de Janeiro: Zahar ed., 1969.

Jonghe, F., Rijnierse, P., & Janssen, R. (1992). The role of support in psychoanalysis. Journal American Psychoanalytic Association, 40 (2), 475-500.

Kohut, H. (1977). The restoration of the self. Madison, C.T.: International Universities Press.

Laplanche, J., & Pontalis, J. B. (1990). Vocabulário da psicanálise. Lisboa: Editorial Presença, 7.ª ed.

Mahler, M. S., & Laperrierre, K. (1971). A study of the separation-individuation process and its possible application to borderline phenomena in the psychoanalytic situation. Psychoanalytic Study Child, 26, 403-424.

Mallinckrodt, B. (1991). Client's representations of childhood emotional bonds with parents, social support and formation of the working alliance. Journal Counselling Psychology, 38 (4), 401-409.

Meltzer, D. (1978). The kleinian development - part III - the clinical significance of the work of Bion. Perthshire: Clunie Press.

Meltzer, D., & Harris, M. (1989). El paper educatiu de la familia. Barcelon: Espaxs.

Paixão, R. (1991). O conceito de homogeneidade e heterogeneidade nos grupos de iguais adolescentes. Dissertação de Doutoramento à Universidade de Coimbra, Coimbra, 1991.

Petot, J.-M. (1982). Melanie Klein II - o ego e o bom objecto. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988.

Sarason, I. G., Sarason, B. R., & Shearin, E. N. (1986a). Social support as an individual difference variable: its stability, origins and relational aspects. Journal of Personality and Social Psychology, 50 (4), 845--855.

Snyder, C. R., & Forsyth, D. R. (1991). Handbook of social and clinical psychology - the health perspective. New York: Pergamon Press.

Winnicott, D. W. (1965). The development of the capacity for concern. In D. W. Winnicott (Ed.), The maturational processes and the facilitating environment (pp. 73-82). New York: International Universities Press.

 

(*) Universidade de Évora, Departamento de Pedagogia e Educação, Palácio da Inquisição, 7000 Évora.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License