SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A obesidade femininaRepresentação do poder municipal e formação de impressões: Um estudo sobre a hipótese do presidencialismo municipal no Concelho de Cascais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.18 n.1 Lisboa  2000

 

A força do pensamento deôntico: O vitimizador feliz na atribuição de emoções na criança (*)

 

Orlando Lourenço(**)

RESUMO

Este artigo tem dois objectivos centrais. Primeiro, analisar as emoções positivas e negativas que as crianças atribuem a transgressores de normas morais em duas condições distintas (i.e., factual e descritiva; deôntica e prescritiva). Segundo, relacionar estas emoções com uma medida de comportamento pró-social das crianças numa situação de altruísmo. Cinquenta e quatro crianças de dois níveis etários (i.e., 5-6 anos; 8-9 anos) foram (a) confrontadas com três exemplos de transgressões morais; (b) solicitadas a atribuir emoções positivas ou negativas ao transgressor em ambas as condições; e (c) colocadas depois numa situação onde podiam doar algumas das guloseimas recebidas pela sua participação na investigação. Os resultados mostram que (1) o número de vitimizadores felizes (i.e., crianças que pensam que o vitimizador se sentiu bem depois de ter cometido a transgressão) foi muito menor na condição deôntica que na factual; (2) esta diferença foi mais acentuada nas crianças mais velhas que nas mais jovens; e (3) não houve qualquer relação significativa entre o tipo de emoções atribuídas pelas crianças e o seu comportamento altruísta na situação de dádiva anónima. São ainda discutidas as implicações destes resultados para uma melhor compreensão das emoções morais na criança, de dados contraditórios neste tema de pesquisa e de teses relativamente opostas de teorias actuais de desenvolvimento moral no que à competência moral da criança diz respeito.

Palavras-chave: Emoções morais, vitimizadores felizes, desenvolvimento, crianças.

 

ABSTRACT

This study examines children's attributions of positive and negative emotions to victimizers in an «is» or factual, and in an «ought» or deontic condition, and relates such emotions with a measure of children's prosocial behavior in an opportunity-to-donate situation. Fifty-four children from two age levels (i.e., 5- to 6-year-olds, and 8- to 9-year-olds) were presented with three moral transgressions, and asked to attribute positive or negative emotions to the victimizer in such conditions. They were then given an opportunity-to-donate situation in which they might donate some of the goods they had received for their participation in the study. The results show that (1) the number of happy victimizers was much lower in the deontic than the factual condition; (2) this difference was greater among the older than the younger children; and (3) there was no significant relationship between children's pattern of emotion-attribution (i.e., positive or negative) and their prosocial behavior. These findings have important implications for a better understanding of (a) children's conceptions of moral emotions; (b) some of the contradictory findings in this area of research; and (c) the somehow different claims of pre-sent-day theories of development as far as the child's moral competence is concerned.

Key words: Moral emotions, happy victimizers, development, children.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Arsenio, W. (1988). Children's conceptions of the situational affective consequences of sociomoral events. Child Development, 59, 1611-1622.

        [ Links ]

Arsenio, W., & Ford, M. (1985). The role of affective information in social-cognitive development: Children's differentiation of moral and conventional events. Merril-Palmer Quarterly, 31, 1-18.

Arsenio, W., & Kramer, K. (1992). Victimizers and their victims: Children's conceptions of the mixed emotional consequences of victimization. Child Development, 63, 915-927.

Arsenio, W., & Lover, A. (1996). Children's conceptions of sociomoral affect: Happy victimizers, mixed emotions, and other expectancies. In M. Killen & D. Hart (Eds.), Morality in everyday life (pp. 87-128). Cambridge: Cambridge University Press.

Asendorpf, J., & Nunner-Winkler, G. (1992). Children's moral motive strength and temperamental inhibition reduce their immoral behavior in real moral conflicts. Child Development, 63, 1223-1235.

Barden, R., Zelko, F., Duncan, S., & Masters, J. (1980). Children's consensual knowledge about the experiential determinants of emotion. Journal of Personality and Social Psychology, 39, 968-976.

Bar-Tal, D., Raviv, A., & Leiser, T. (1980). The development of altruistic behavior: Empirical evidence. Developmental Psychology, 16, 516-525.

Blasi, A. (1980). Bridging moral cognition and moral action: A critical review of the literature. Psychological Bulletin, 88, 1-45.

Bretherton, I., Fritz, J., Zahn-Waxler, C., & Ridgeway, D. (1986). Learning to talk about emotions: A functionalist perspective. Child Development, 57, 529-548.

Damon, W. (Series editor) (1998). Handbook of child psychology, vol. 3: Social, emotional, and personality development. New York: John Wiley.

Eisenberg, N. (1998). Prosocial development. In W. Damon (Series editor), Handbook of child psychology, vol. 3: Social, emotional, and personality development (pp. 701-778). New York: John Wiley.

Grice, P. (1975). Logic and conversation. In P. Cole & J. Morgan (Eds.), Syntax and semantics, vol. 3: Speech acts (pp. 41-58). New York: Academic Press.

Harris, P. (1989). Children and emotion: The development of psychological understanding. Oxford: Blackwell.

Harter, S., & Buddin, N. (1987). Children's understanding of the simultaneity of two emotions: A five-stage developmental acquisition sequence. Developmental Psychology, 23, 388-399.

Harter, S., & Whitesell, N. (1989). Developmental changes in children's understanding of single, multiple, and blended emotion concepts. In C. Saarni & P. Harris (Eds.), Children's understanding of emotions (pp. 81-116). Cambridge: Cambridge University Press.

Keller, M., Schuster, P., Fang Fu-xi, Tang Hong, & Edelstein, W. (1996, November). Cognition and motivation in the development of moral feelings in early childhood - or - happy victimizers in a cross cultural context. Paper presented at the Conference of the Association for Moral Education. Ottawa.

Kohlberg, L. (1984). The psychology of moral development: The nature and validation of moral stages. San Francisco: Harper & Row.

Kohlberg, L., & Candee, D. (1984). The relationship of moral judgment to moral action. In W. Kurtines & J. Gewirtz (Eds.), Morality, moral behavior, and moral development (pp. 52-73). New York: John Wiley.

Lake, N., Lake, S., & Harris, P. (1995). The expectation of guilt and resistance to temptation. Early Development and Parenting, 42, 63-73.

Lourenço, O. (1993). Toward a Piagetian explanation of the development of prosocial behavior in children. British Journal of Developmental Psychology, 11, 91-106.

Lourenço, O. (1997). Children’s attributions of moral emotions to victimizers: Some data, doubts, and suggestions. British Journal of Developmental Psychology, 15, 425-438.

Lourenço, O. (1998). Transgressores felizes e infelizes na compreensão de emoções morais na criança. Psicologia, Educação e Cultura, 2 (2), 241-261.

Murgatroyd, S. (1993). The emotions that children attribute to a wrongdoer. Unpublished PhD thesis, University of Birmingham.

Murgatryod, S., & Robinson, E. (1993). Children's judgments of emotion following moral transgression. International Journal of Behavioral Development, 16, 93-111.

Murgatryod, S., & Robinson, E. (1997). Children's and adults' attributions of emotion to a wrongdoer: The influence of the onlooker's reaction. Cognition and Emotion, 11, 83-101.

Nunner-Winkler, G., & Sodian, B. (1988). Children's understanding of moral emotions. Child Development, 59, 1323-1338.

Siegal, M., & Beattie, K. (1991). Where to look first for children's knowledge of false beliefs. Cognition, 38, 1-12.

Saarni, C., Mumme, D., & Campos, J. (1998). Emotional development: action, communication, and understanding. In W. Damon (Series editor), Handbook of child psychology, vol. 3: Social, emotional, and personality development (pp. 237-309). New York: John Wiley.

Turiel, E. (1983). The development of social knowledge: Morality and convention. Cambridge: Cambridge University Press.

Yuill, N., Perner, J., Pearson, A., Peerbhoy, D., & van den Ende, J. (1996). Children's changing understanding of wicked desires: From objective to subjective and moral. British Journal of Developmental Psychology, 14, 457-475.

 

(*) Expresso o meu agradecimento ao Colégio Moderno, em especial à sua directora e às crianças que participaram neste estudo. Sem a sua colaboração, esta investigação não teria sido possível.

Esta investigação foi efectuada no âmbito do Centro de Psicologia Clínica e Experimental: Desenvolvimento, Cognição e Personalidade (Unidade I & D, Fundação para a Ciência e Tecnologia).

Correspondência relativa a este artigo deve ser endereçada a Orlando Lourenço, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1600 Lisboa (e-mail: Orlando@fc.ul.pt).

(**) Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. E-mail: Orlando@fc.ul.pt

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons