SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Ensaio para uma avaliação livre e aberta das capacidades de desenvolvimento das crianças... com estratégias de dinâmica fenomenológica e psicossomáticaNós traumáticos, jogo e simbolização author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica vol.17 no.4 Lisboa Dec. 1999

 

O véu da mente (*)

Raquel Ferreira (**)

 

 

RESUMO

A autora discute brevemente algumas questões epistemológicas, procurando estabelecer vínculos entre a teoria da relatividade, a teoria da mecânica quântica (considerando que a primeira abre caminho à segunda, apesar da renhida oposição de Einstein) e o campo da psicanálise, nomeadamente a partir de Bion.

Para ilustrar, apresenta uma pequena vinheta clínica de uma paciente com sofrimento bulímico, que está a elaborar experiências muito dolorosas de separação do objecto primário, examinando algumas transições da estrutura psíquica.

Palavras-chave: Ansiedade, clivagem, destrutividade, epistemologia, relação de objecto.

 

ABSTRACT

The author deals briefly with some epistemological questions, trying to establish bonds between the relativity theory, quantum mechanics (considering that the first opens the way to the latter, in spite of Einstein's strong opposition) and the psychoanalytic field, namely after Bion.

To illustrate this point of view, she presents a small clinical vignette of a patient who has bulimic suffering, and who is elaborating very painful experiments of separation from the primary object, and she examines a few transitions in the psychic structure.

Key words: Anxiety, cleavage, destructiveness, epistemology, object relation.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Anzieu D. (1987). Las envolturas psiquicas. Buenos Aires: Amorrortu Ed., 1990.         [ Links ]

Asimov, I. (1992). O segredo do Universo. Lisboa: Puma Ed.

Bachelard, G. (1938). La formation de l’esprit scientifique. Paris: Librairie Philosophique, J. Vrin, 1996.

Bion, W. R. (1962). O aprender com a experiência. Rio de janeiro: Imago Ed., 1991.

Bion, W. R. (1965). As transformações: a mudança do aprender com o crescer. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

Cabral, M. F. (1998). Pensar a emoção. Lisboa: Fim de Século Ed.

Cassé, M. (1995). Du vide et de la Création. Paris: Ed. Odile Jacob. Dias, C. A. (1995). (A) Re-pensar: Colectânea psicanalítica. Porto: Ed. Afrontamento.

Dias, C. A., & Fleming, M. (1998). A psicanálise em tempo de mudança. Porto: Ed. Afrontamento.

Guignard, F. (1996). O infantil ao vivo: reflexões sobre a teoria analítica. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1997.

Heidegger, M. (1978). Introdução à metafísica. Brasília: Ed. Universidade de Brasília.

Heidegger, M. (1997). Ser e Tempo. Petropólis: Ed. Vozes.

Laufer, M., & Laufer, M. E. (1984). Adolescence et rupture du developpement. Paris: PUF, 1989.

Ledoux, J. (1998). The emotional brain. Londres: Weindenfeld, Nicolson Ed.

Popper, K. (1982). O Universo aberto. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1988.

Rosenzweig, M., & Leiman, A. (1997). Psicologia fisiológica. Madrid: Mc.Graw-Hill.

 

(*) Comunicação apresentada no IX Encontro Nacional de Psiquiatria da Infância e Adolescência, Lisboa, Dezembro de 1998.

(**) Psicanalista.

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License