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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.4 Lisboa dez. 1999

 

Ensaio para uma avaliação livre e aberta das capacidades de desenvolvimento das crianças... com estratégias de dinâmica fenomenológica e psicossomática

 

 

Pedro Soares Onofre(*)

 

RESUMO

O autor desenvolve e explica como deverá processar-se uma Avaliação Contínua, Livre e Aberta em contraproposta às avaliações-observações tradicionais, vulgarmente utilizadas para saber algo sobre as Capacidades e o Comportamento de Crianças com dificuldades de desenvolvimento, sempre sujeitas a estímulos normalizados e procurando, erradamente, respostas escalonadas por processos sintetizados, vazios, esteriotipados e/ou artificiais, tipo laboratoriais.

Este artigo tem como objectivo, por um lado, ser um contributo para uma crítica aos fundamentos das avaliações tradicionais, por outro, desenvolver, em contraponto, uma outra proposta alternativa de Avaliação Contínua, com Estratégias de Dinâmica Fenomenológica e Psicossomática..., a propósito e durante os projectos de apoio de Intervenção Educacional e Terapêutica.

Avaliar e observar de uma maneira Livre e Aberta uma criança é encontrar a sua unificação e nunca enquadrá-la em escalas universais normalizadas e isoláveis, comparando-a com as outras crianças, estilo aproximação da «criança tipo», que cientificamente não existe...

Pelo contrário, qualquer Avaliação deverá ser realizada em metodologia qualitativa, fenomenológica, psicossomática e em compreensão de interacção simbólica do observado com o observador; ...em «inter captura» de sensibilidades recíprocas e sempre a propósito e no contexto do programa de apoio, onde uma criança se insere e num efeito imbricado sobre todas as suas áreas vivenciais e/ou sobre uma, que por surpresa, não esperaríamos; ...e, afinal, nunca, talvez, apenas a área de que nos dispúnhamos a avaliar...

Palavras-chave: Avaliação, continuidade, fenomenologia.

 

ABSTRACT

The author develops and explains how should a Continuous, Free and Open evaluation be done, as opposed to the traditional Observation-Evaluation techniques, commonly used to analyse the abilities and behaviour of children with development difficulties; usually subjected to standard stimuli, organised, wrongly, in synthesised, empty, stereotyped and/or artificially scaled answers, like a laboratory mould.

This article has the goal, on one hand, of being a contribution to a critique of the foundations of traditional evaluation, and on the other hand, to propose an alternative of Continuous Evaluation, related to an Educational Intervention and a Phenomenology and Psychosomatic Dynamic Strategy.

To Evaluate and to observe a child in a Free and Open way is to find the child’s uniqueness, and not to make her fit into standard typified scales; comparing her to other children, as if there was a «Standard Child», which there isn’t, scientifically speaking...

On the contrary, any Evaluation should be made using qualitative, phenomenology and psychosomatic methodology; understanding the symbolic interaction between observed and observer... in «inter captura» of reciprocal sensitivities, purposeful and in relation to the support programme where the child is inserted. It should have an imbricated effect on all livelihood areas of life, and/or only in one that we wouldn’t be expecting; and in the end not only in the area we proposed to evaluate initially.

Key words: Evaluation, continuity, phenomenology.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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(*) Licenciado em Educação Física pela Universidade Técnica de Lisboa.

 

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