SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Ensaio para uma avaliação livre e aberta das capacidades de desenvolvimento das crianças... com estratégias de dinâmica fenomenológica e psicossomática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.4 Lisboa dez. 1999

 

Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento para a formação de professores

 

Ana Cristina Silva (*)

 

 

RESUMO

O objectivo deste artigo é a apresentação de um instrumento para a formação dos professores no domínio da aprendizagem da leitura. São discutidas as questões da inovação pedagógica nesta área de aprendizagem. Posteriormente são apresentadas os vários conteúdos sobre os quais o instrumento incide, nomeadamente as fases na aprendizagem da leitura obstáculo e dificuldades conceptuais a ultrapassar pelas crianças ao longo da sua evolução nesta competência.

Palavras-chave: Aprendizagem da leitura, inovação educacional, formação de professores.

 

ABSTRACT

This article presents a tool for teachers training on reading acquisition. Educational innovation in this area is discussed. The contents of the tool are presented, namely those focusing on the obstacles and difficulties that children have to overcome in each stage.

Key words: Reading acquisition, educacional innovation, in-service teache's training.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alegria, J., Morais, J., & Content, A. (1987). Segmental awareness: respectable, useful and almost always necessary. Cahiers de Psychologie cognitive, 5 (7), 514-519.         [ Links ]

Alves-Martins, M. (1994). Conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita e aprendizagem da leitura. Discursos, 8, 53-70.

Alves-Martins, M. (1996). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: ISPA.

Alves-Martins, M., & Niza, I. (1998). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Lisboa: Universidade Aberta.

Alves Martins, M., & Silva, C. (1999). Os nomes das letras e a fonetização da escrita. Análise Psicológica, 17 (1), 49-64.

Brenna, B. (1995). The metacognitive reading strategies of five early readers. Journal of Research in Reading, 18 (1), 53-62.

Bryant, P., Bradley, L., & Maclean, L. (1990). Rhyme and alliteration, phoneme detection and learning to read. Developmental Psychology, 5 (7), 444-450.

Byrn, B. (1998). The fundation of literacy. Hove: Psychology Press, Ldt.

Chaveau, G. (1994). Les chemins de la lecture. Paris: Magnard.

Chaveau, G., Rogovas-Chaveau., E., & Alves-Martins, M. (1997). Comment l´enfant devient lecteur. Paris: Editions Retz.

Downing, J. (1988). A influência da escola na aprendizagem da leitura. In E. Ferreiro & M. Palacio (Eds.), Os processos de leitura e escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.

Downing, J., & Leong, C. K. (1982). The psychology of reading. New York: Macmillan.

Ehri, L. C., & Wilce, L. (1985). Movement into reading: is the first stage of printed word learning visual or phonetic. Reading Research Quartely, (20), 32-35.

Fayol, J. E., Gombert, J. E., Lecock, P., Sprenger-Charolles, L., & Zagar, D. (1992). Psychologie cognitive de la lecture. Paris: PUF.

Ferreiro, E. (1988). L´écriture avant la lettre. In H. Sinclair (Ed.), La prodution de notations chez le jeune enfant. Paris: PUF.

Gombert, J. E. (1990). Le development métalinguistique. Paris: PUF.

Harris, M., & Clotheart, M. (1986). Language processing in children and adults: an introduction. Londres: Rouledge & Kegan.

Perfetti, C. A. (1985). Reading ability. New York: Oxford University Press.

Perfetti, C. A. (1989). Représentations et prise de conscience au cours de l´apprentissage de la lecture. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L´apprentti lecteur. Recherches empiriques et implications pédagogiques. Neuchâtel, Paris: Delachaux et Niestlé.

Rieben, L., & Perfetti, C. (1989). L`apprenti leuteur. Recherches empiriques et implications pédagogiques. Neuchâtel, Paris: Delachaux et Niéstlé.

Riben, L. (1989). Individual differences in word recognition acquisition: A path from an interactive model of reading to an interactive instructional setting. European Journal of Education, 4 (3), 329-347.

Rieben, L., Saada-Robert, M., & Moro, C. (1997). Word search strategies and stages of word recognition. Learning and Instruction, 7 (2), 137-159.

Stanovich, K. (1989). L´évolution des modèles de la lecture et l´apprentissage de la lecture. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L´apprentti lecteur. Recherches empiriques et implications pédagogiques. Neuchâtel, Paris: Delachaux et Niestlé.

Treiman, R. (1992). The role of intrasyllabic units in learning to read an spell. In P. Gough, L. Ehri, & R. Treiman (Eds.), Reading acquisition. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Treiman, R., Tincoff, R., & Richmond-Welty, E. (1997). Beyond zebra: prescoolers` knowledge about letters. Applied Psycholinguistic, 18, 391-409.

Thurler, M. (1994). Levar os professores a uma construção activa da mudança. In M. Thurler, & P. Perrenoud (Eds.), A escola e a mudança. Lisboa: Escolar Editora.

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. Membro da UIPEDE. csilva@ispa.pt

 

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons