SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2No princípio era o mar... A ubiquidade do materno e a problemática da identidade na alergiaVegetarianismo adolescente como uma expressão da anorexia nervosa: Apresentação de uma proposta analítica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.2 Lisboa  1999

 

Consulta de Psicologia Pediátrica do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha - Casuística de 1993/95

Teresa Neto(*)

 

RESUMO

Este trabalho analisa a evolução dos serviços prestados na consulta de Psicologia Pediátrica do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha na sua relação com outros serviços e instituições.

Constata-se que o principal motivo de envio à consulta de Psicologia Pediátrica é a problemática com portamental (39.3%) e não tanto a problemática desenvolvimental. Na mesma linha de atitude, a avaliação e tratamento de problemas comportamentais é a expectativa de intervenção mais frequente das fontes de encaminhamento (26%).

A intervenção mais frequente é a avaliação (43.1%). Tal é naturalmente relacionável com a pressão da procura sobre esta consulta.

Analisando as categorias diagnósticas, verificamos que as mais frequentes, «Problemas Psicossociais e Ambientais» (16.7%), «Perturbações de Comportamento não patológicas» (15.5%) e «Problemas Relacionais» (13.7%), referem-se, essencialmente, a questões relacionais e ambientais.

Nomeadamente a incidência de «Problemas Relacionais» evidencia a necessidade de se intervir em educação parental.

Sendo o segundo motivo de consulta «Dificuldades Escolares» (17.3%), também fica evidenciada a necessidade de privilegiar a colaboração com os agentes educativos.

A análise da casuística desta consulta confirma, pois, a necessidade, em psicologia pediátrica, de uma intervenção transdisciplinar, numa perspectiva biopsicossocial. Esta intervenção deve ser, contudo, adaptada às expectativas e contextos, hospitalares e institucionais, concretos.

Palavras-Chave: Psicologia pediátrica, casuística, prevenção, transdisciplinariedade.

 

ABSTRACT

This is an analysis of services rendered at Caldas da Rainha Hospital Center Pediatric Psychology Practice and its interaction with other services and institutes.

The majority of referrals to the practice are for behavioral problems (39.3%) as opposed to developmental problems. Additionally the treatment and diagnosis of behavioral problems is highly anticipated by referrals (26%).

Evaluation is most common (43.1%), and as such naturally correlates to the increase in demand on the practice.

Upon analysis of the diagnostic areas, we find «Psychosocial and Environmental Problems» (16.7%), «non-pathological Behavioral Disorders» (15.5%), and «Relational Problems» (13.7%) addressing essentially relational and environmental areas. Parental/Fa-mily Guidance being necessary by a high incidence of «Relational Problems».

«Difficulties in School» being a secondary motive for referral (17.3%), seeking collaboration from teaching/school personnel is also necessary.

A case work analysis of this practice confirms the necessity in Pediatric Psychology of transdisciplinary intervention must be, above all, adaptable to concrete hospital and institutional contexts and expectations.

Key words: Pediatric Psychology, case work, prevention, transdisciplinary.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

American Psychiatric Association (1996). D.S.M-IV. Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Lisboa: Climepsi.         [ Links ]

Azevedo, M., Nogueira, S., Porfírio, H., Oliveira, G., & Boavida, F. (1998). Primeira consulta de desenvolvimento - Casuística. Saúde Infantil, 20 (1), 69-77.

Burden, R. (1978). School´s systems analysis: a project-centred approach. In Bill Gillham (Ed.), Reconstructing educational psychology (pp. 113-131). London: Croom Helm.

Carita, A. (1996). O psicólogo na escola: factores condicionantes e sentido geral da intervenção. Análise Psicológica, 14 (1), 123-128.

Comissão Nacional de Saúde Infantil (1993). Relatório da Comissão Nacional de Saúde Infantil.

Correia, M. J., & Alves, M. J. (1990). Gravidez na adolescência: o nascimento de uma consulta e de um programa de intervenção. Análise Psicológica, 8 (4) , 429-434.

Cordeiro, O., & Sintra, T. (1998). Distúrbios mentais maternos do pós-parto. Saúde Infantil, 20 (1), 29-41.

Engfer, A. (1992). Difficult temperament and child abuse. Notes on the validity of the child-effect model. Análise Psicológica, 10 (1), 51-61.

Gillham, B. (1978). Directions of change. In Bill Gillham (Ed.), Reconstructing Educational Psychology (pp. 11-23). London: Croom Helm.

Huszti, H., & Walker, E. (1991). Critical issues in consultation and liaison - Pediatrics. In J. Sweet, R. Rozensky, & S. Tovian (Eds.), Handbook of clinical psychology in medical settings (pp. 165-185). New York and London: Plenum Press.

Leyden, G. (1978). The process of reconstructing: an overview. In Bill Gillham (Ed.), Reconstructing educational psychology (pp. 161-179). London: Croom Helm.

Machado, M., & Fernandes, R. (1986). A consulta em psicologia educacional. Análise Psicológica, 5 (1), 185-192.

Machado, M., & Morgado, R. (1992). A educação parental: delineamentos para uma intervenção. Análise Psicológica, 10 (1), 43-49.

Neto, T. (1991). Consulta de Psicologia no Centro Hospitalar das Caldas da Rainha - Casuística da Consulta de Psicologia Pediátrica, 1990/91 (não publicado).

Neto, T. (1992). Consulta de Psicologia no Centro Hospitalar das Caldas da Rainha - Casuística da Consulta de Psicologia Pediátrica, 1992 (não publicado).

Pereira, M. G. (1996). O psicólogo no contexto de saúde: modelos de colaboração. Análise Psicológica, 14 (2-3), 357-361.

Pires, A., & Pires, A. (1995). Psicologia pediátrica. Análise Psicológica, 13 (1-2), 123-130.

Roe, M. (1978). Medical and psychological concepts of problem behaviour. In Bill Gillham (Ed.), Reconstructing Educational Psychology (pp. 52-66). London: Croom Helm.

Trindade, I., & Teixeira, J. A. C. (1998). Psicologia da saúde infantil. Análise Psicológica, 16 (1), 155-158.

Viana, V., & Almeida, J. P. (1987). Psicologia pediátrica: intervenção psicológica em pediatria. Jornal de Psicologia, 6 (2), 10-13.

Viana, V., & Almeida, J. P. (1998). Psicologia pediátrica. Do comportamento à saúde infantil. Análise Psicológica, 16 (1), 29-40.

 

(*) Psicóloga do Centro Distrital de Desenvolvimento da Criança do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, Largo do Hospital Termal, 2500 Caldas da Rainha, Portugal.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons