SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Formação de sintomas: Freud e teorias cognitivistas, proximidades e afastamentosConsulta de Psicologia Pediátrica do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha: Casuística de 1993/95 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.2 Lisboa  1999

 

No princípio era o mar... A ubiquidade do materno e a problemática da identidade na alergia (*)

 

Ana Maria Pina Martins(**)

RESUMO

A autora usa o Rorschach para procurar as qualidades do processo de construção da identidade na alergia tal como são estudadas em psicossomática pelo modelo multidimensional de Sami-Ali.

Este procedimento é apresentado como uma nova forma de conceber a projecção interpretando as produções Rorschach com o objectivo de considerar as suas dimensões corporais para além de uma forma simbólica de leitura.

Acentua-se a prevalência da figura materna como a principal característica da dimensão relacional desta patologia dando-se-lhe o nome de ubiquidade materna.

Palavras-chave: Psicossomática, alergia, identidade, projecção, Rorschach.

 

ABSTRACT

The author uses the Rorschach to search the qualities of the identity process in allergy as they are studied in psychosomatic by Sami-Ali's multidimensional model.

She presents this procedure as a new form of conceive projection by interpreting the Rorschach's productions in order to consider their corporal dimensions beyond a symbolic way of reading them.

By doing so she streches the prevalent mother's figure as the main characteristic in the relational dimensiom of this pathology, nayming it maternal ubiquity.

Key words: Psychosomatic, allergy, identity, projection, Rorschach.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sami-Ali, M. (1970). De la projection. Une étude psychanalytique. Paris: Payot.         [ Links ]

Sami-Ali, M. (1977). Corps réel - Corps imaginaire. Pour une epistémologie psychanalytique. Paris: Dunod.

 

(*) Trabalho realizado no quadro do Doutoramento em Psicologia com Bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao abrigo do 2.º Quadro Comunitário de Apoio.

(**) Psicóloga Clínica. Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons