SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Comment L´Enfant Devient LecteurL' Invention du Jeune Enfant au Xixème Siécle: de la Salle D' Asile à L École Maternelle índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999

 

Values Into Practice In Special Education (1997) - G. Lindsay, & D. Thompson (Eds.). London: David Fulton.

O Professor Klaus Wedell no prefácio desta obra interroga-se sobre a razão pela qual este livro não terá aparecido antes. De facto, os mais recentes desenvolvimentos sociais e económicos que informam as comunidades da generalidade dos países, designadamente os mais desenvolvidos, relançaram o debate, nunca concluído, sobre o papel da escola na qualificação dos indivíduos, de todos os indivíduos, assu-mindo-se a qualidade do processo educativo como o primeiro e fundamental instrumento de combate a fenómenos de exclusão potencialmente gerados por culturas e valores liberais e neo-liberais, por vezes, extremamente agressivas.

Esta questão assume especial acuidade quando consideramos populações cujas características as colocam em situações consideradas mais frágeis do ponto de vista educativo como é o caso de crianças e jovens com necessidades especiais de educação.

Este contexto, vem colocar definitivamente na agenda de todos os que intervêm ou se interessam pelas matérias da educação, a problemática dos valores que lhe subjazem, sustentando assim a pertinência e actualidade deste livro editado pelos Professores Geoff Lindsay e David Thompson.

A primeira parte está organizada em torno de questões globais sob a temática «Valores na comunidade alargada» contendo textos assinados por Geoff Lindsay e David Thompson, Geoff Lindsay, Martin Desforges e Ingrit Lunt. Do conjunto de tópicos abordados merecem especial destaque o «Papel dos valores na educação especial», «Legislação e valores», «Minorias éticas, valores e educação» e «Valores dos grupos profissionais que intervêm em educação especial».

Na segunda parte «Valores nas escolas» encontramos textos subscritos por David Thompson, Derrick Armstrong, Sonia Sharp e David Thompson e Geoff Lindsay. Dos temas apresentados relevam «O director de escola - valor e julgamentos», «Avaliação, diagnóstico e modelos de resposta», «Organização e funcionamento escolar» e «educação inclusiva».

Na terceira e última parte consideram-se «Valores nas relações» sendo abordados «Desenvolvimento de sistemas de valores nas crianças», «Valores dos pais» e «Valores e direitos: respeitando a voz da criança». Os textos são de Julie Dockrell, Roger Attwood e David Thompson e Robert Burden.

Pelo conjunto de matérias consideradas e pela qualidade e pertinência das reflexões apresentadas, julgamos que esta obra transcende o campo da educação especial constituindo-se como um contributo importante no actual debate sobre educação, escola, inclusão e qualidade.

José Morgado

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons