SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Escola e representações sociais da inteligênciaFactores contributivos para o sucesso escolar de alunos com necessidades educativas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999

 

Política educativa, educação inclusiva e diferenciação ou «Como posso fazer pedagogia diferenciada se tenho vinte e oito alunos e quatro são diferentes dos outros?» (*)

 

José Morgado (**)

 

RESUMO

Este trabalho procura desenvolver algumas reflexões sobre «Política Educativa, Educação Inclusiva e Pedagogia Diferenciada» e organiza-se considerando quatro temas centrais: autonomia, diferenciação, cooperação e valores e conceitos. Em cada um destes temas desenvolvem-se alguns aspectos considerados relevantes.

Finalmente, desenha-se uma perspectiva de desenvolvimento relativo à construção de escolas inclusivas que respondam, portanto, às necessidades de todos os alunos.

Palavras-chave: Inclusão, diferenciação.

ABSTRACT

This work intent to produce some comments on «Educational Politics, Inclusive Education and Pedagogical Differentiation» and it is centred on four main themes: autonomy, differentiation, cooperation, and values and concepts. For each theme will be developed some relevant topics.

Finally, will be presented a frame for the development of inclusive schools in order to support the educational needs of all the children.

Key words: Inclusion, differentiation.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ainscow, M., & Muncey, J. (1989). Meeting individual needs in the primary school. London: Fulton.         [ Links ]

Ainscow, M. (1991a). Preface. In M. Ainscow (Ed.), Effective schools for all. London: Fulton.

Ainscow, M. (1991b). Introduction and overview. In M. Ainscow (Ed.), Effective schools for all. London: Fulton.

Ainscow, M. (1991c). Towards effective school for all: Some problems and possibilities. In M. Ainscow (Ed.), Effective schools for all. London: Fulton.

Ainscow, M. (1997). Caminhos para as escolas inclusivas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Ainscow, M. (1998). Necessidades especiais na sala de aula. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Anderson, L. W., & Pellicer, L. O. (1990). Syinthesis of research on compensatory and remedial education. Educational Leadership 48 (1), 10-16.

Apter, S. J. (1982). Troubled children, troubled systems. New York: Pergamon.

Attwood, R., & Thompson, D. (1997). Parental values and care for the child with special needs. In G. Lindsay, & D. Thompson (Eds.), Values into practice in special education. London: Fulton.

Booth, T. (1988). Challenging conceptions of integration. In L. Barton (Ed.), The politics of special educational needs. London: Falmer Press.

Clark, C., Dyson, A., & Millward, A. (Eds.) (1995). Towards inclusive schooling. London: Fulton.

Correia, L. M. (1997). Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto: Porto Editora.

Costa, A. M. B. (1996). A escola inclusiva: Do conceito à prática. Inovação, 9 (1-2), 151-163.

Dean, J. (1992). Organising learning in the primary school classroom. London: Routledge

Desforges, M. (1997). Ethnic minority and values and special education. In G. Lindsay, & D. Thompson (Eds.), Values into practice in special education. London: Fulton.

Dessent, T. (1989). The paradox of special school. In D. Baker, & K. Bovair (Eds.), Making the special schools ordinary? Vol I. London: Falmer Press.

Lindsay, G., & Thompson, D. (1997). Values and Special Education. In G. Lindsay, & D. Thompson (Eds.), Values into practice in special education. London: Fulton.

Lunt, I. (1997). Values of professional groups dealing with special educational needs. In G. Lindsay, & D. Thompson (Eds.), Values into practice in special education. London: Fulton.

Morgado, J. (1996). Modelo compreensivo para a compreensão de dificuldades no processo de ensino e aprendizagem – Uma abordagem pedagógica. In L. Almeida, J. Silvério, & S. Araújo (Org.), Actas do 2.º Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga.

Thompson, D. (1997). Value and judgements of school managers. In G. Lindsay, & D. Thompson (Eds.), Values into practice in special education. London: Fulton.

UNESCO (1994). The Salamanca statement and framework for action on special needs education. Paris: UNESCO.

Wedell, K. (1995). Making inclusive education ordinary. British Journal of Special Education, 22 (3), 100-104.

 

(*) Este trabalho está organizado a partir de uma conferência apresentada no I Congresso de Pedagogia Diferenciada «Da Exclusão à Inclusão Pedagógica», organizado pela Universidade Aberta e pelo Instituto de Inovação Educacional em 9 e 10 de Outubro de 1998 contendo, por isso, algumas marcas de oralidade.

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento e da Educação.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons