SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Os nomes das letras e a fonetização da escritaO conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999

 

Literacia – O papel da família na sua apreensão

 

Lourdes Mata(*)

 

 

RESUMO

As abordagens mais recentes sobre o processo de apreensão da linguagem escrita, por parte das crianças, enfatizam largamente a sua precocidade. Considera-se assim que este processo, não vai começar quando se inicia o ensino formal, nem quando já se começa a dominar a técnica e a mecânica da leitura e escrita, mas muito mais cedo quando se começam a proporcionar, no dia-a-dia os primeiros contactos com o escrito.

Assim, enquanto processo social, iniciando-se muito cedo, não se pode desvalorizar o papel da família, não só ao proporcionar estes primeiros contactos, como também na sua exploração e valorização.

Estas primeiras interacções em torno da linguagem escrita, vão permitir que as crianças contactem e descubram os escritos do meio de uma forma funcional; que os pais sirvam de modelos quando utilizam o escrito; que os pais incentivem e apoiem os filhos nas descobertas que estes vão fazendo.

Neste artigo procuramos reflectir, por um lado sobre o tipo e as características das práticas de leitura e escrita em meio familiar. Por outro lado procuramos fazer uma análise da percepção que os pais têm das práticas desenvolvidas e do valor que lhes atribuem.

Palavras-chave: Literacia familiar, linguagem escrita, envolvimento parental.

 

ABSTRACT

Recent approaches to young children’s literacy development emphasise this process as very early one.

Literacy development doesn’t begin neither when children start formal instruction, nor when they begin to acquire reading and writing mechanical skills. Thus the roots of literacy development are established very early in life, through real life contacts with reading and writing.

So as an early social process it is very important to consider the contribute of the family in promoting these contacts and facilitating the exploration of print.

When interacting socially with others and with literacy in real-life settings through reallife activities:

-Children will discover functions and forms of print through shared literacy activities

-Parents will act as models when using literacy.

-Parents will support and motivate the children in their discoveries.

The purpose of this article is to provide a brief overview of home literacy environments and the characteristics of home reading and writing activities. We also pretend to analyse the parents’ perception of these activities and the values and attitudes parents hold with respect to family literacy.

Key words: Family literacy, written language, parental involvement.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alves Martins, M. (1996). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: ISPA.         [ Links ]

Alves Martins, M., & Neves, M. (1994). Descobrindo a linguagem escrita – Uma experiência de aprendizagem da leitura e da escrita numa escola de intervenção prioritária. Lisboa: Escolar Editora.

Amaral, C. (1999). Percepção das crianças sobre as práticas e hábitos familiares de leitura e escrita. Monografia de fim de curso, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Baker, L., Scher, D., & Mackler, K. (1997). Home and family influences on motivations for reading. Educational Psychologist, 32 (2), 69-82.

Benavente, A., Costa, A., & Avila, P. (1996). A literacia em Portugal – Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Lisboa: Fundação Caloute Gulbenkian, Conselho Nacional de Educação.

Campbell, R. (1996). Literacy in nursery education. London: Trentham Books.

Cooper, J. (1993). Literacy – Helping children construct meaning. Boston: Houghton Mifflin Company.

Costa, F. (1998). Representações das educadoras de infância sobre a leitura e a escrita. Monografia de fim de curso, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Doise, W., & Mugny, G. (1981). Le développement social de l’inteligence. Paris: InterEditions.

Gilly, M. (1988). Interaction entre pairs et constructions cognitives: modéles explicatifs. In A. N. Perret-Clermont, & M. Nicolet (Eds.), Interagir et connaître: enjeux et régulations sociales dans le développement cognitif (pp. 19-28). Cousset: Delval.

Hannon, P. (1995). Literacy, home and school. Research and practice in teaching literacy with parents. London: The Falmer Press.

Hannon, P. (1996). School is too late: preschool work with parents. In S. Wolfendale, & K. Topping (Eds.), Family involvement in literacy (pp. 63-74). London: Cassell.

Leseman, P., & Jong, P. (1998). Home literacy: Opportunity, instruction and socialemotional quality predicting early reading achievement. Reading Research Quarterly, 33 (3), 294-318.

Lopes, C. (1996). Caracterização das representações, práticas e hábitos de leitura e escrita em famílias com elevado nível sócio-cultural. Monografia de fim de curso, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Mata, L. (1991a). Interacção entre crianças e apropriação da linguagem escrita. Inovação, 4 (1), 167-179.

Mata, L. (1991b). Desenvolvimento das conceptualizações infantis sobre escrita – Papel das interacções sociais. Análise Psicológica, 9 (3/4), 403-410.

Mata, L. (1995) Práticas familiares sobre leitura e escrita. Paper apresentado no Vème Congrés International d’Education Familiale, Porto.

Miller, L. (1996). Towards reading. Buckingham: Open University Press.

Morrow, L. (1995). Designing the classroom to promote literacy development. In D. Strickland, & L. Morrow (Eds.), Emerging literacy: Young children learn to read and write (7.ª ed., pp. 121-134). Newark, Delaware: International Reading Association.

Morrow, L. (1997). Literacy development in the early years – Helping children read and write (3.ª ed.). Boston: Allyn & Bacon.

Morrow, L., Paratore, J., & Tracey, D. (1994). Family literacy: New perspectives, new opportunities. Brochura publicada pela International Reading Association – Family Literacy Comission.

Perret-Clermont, A. N. (1983). Desenvolvimento da inteligência e interacção social. Lisboa: Instituto Piaget.

Pesão, J. (1997). Práticas familiares de linguagem escrita e representações sobre o processo de aprendizagem – Estudo exploratório em meio urbano. Monografia de fim de curso, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Ramos, J. (1989). A influência da interacção social no desenvolvimento do conhecimento infantil sobre a escrita. Monografia de fim de curso, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Rowe, D. (1994). Preschoolers as authors – Literacy learning in the social world of the classroom. Cresskill, New Jersey: Hampton Press.

Sénéchal, M., Thomas, E., & Monker, J. (1995). Individual differences in 4 year-old children’s acquisition of vocabulary during storybook reading. Journal of Educational Psychology, 87 (2), 218-229.

Snow, C., & Ninio, A. (1989). The contracts of literacy: What children learn from learning to read books. In W. Teale, & E. Sulzby (Eds.), Emergent literacy: Writing and reading (2.ª ed., pp. 116-138). Norwood, New Jersey: Ablex Publishing Coorporation.

Sulzby, E. (1985). Children’s emergent reading of favorite storybooks: A developmental study. Reading Research Quarterly, 20 (4), 458-481.

Taylor, D., & Strickland, D. (1986). Family storybook reading. Portsmouth: Heinemann Educational Books.

Teale, W., & Sulzby, E. (1989). Emergent literacy as a perspective for examining how young children become writers and readers. In W. Teale, & E. Sulzby (Eds.), Emergent literacy – Writing and reading (2.ª ed., pp. vii-xxv). Norwood: Ablex Publishing Coorporation.

Teale, W., & Sulzby, E. (1995). Emergent literacy: New perspectives. In D. Strickland, & L. Morrow (Eds.), Emerging literacy: Young children learn to read and write (7.ª ed., pp. 1-15). Newark, Delaware: International Reading Association.

Teberosky, A. (1987a). Construção de escritas através da interacção grupal. In E. Ferreiro, & M. Palácio (Eds.), Os processos de leitura e escrita (pp. 124-142). Porto Alegre: Artes Médicas.

Teberosky, A. (1987b). La dictée entre enfants. In CRESAS On apprend pas tout seul: interactions sociales et construction des savoires (pp. 79-81). Paris: Ed. ESF.

      

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, PRAXIS XXI. lmata@ispa.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons