SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O paradigma do problema absurdo: contexto teórico e carácter heurísticoAs representações de experiências sociais enquanto mediadoras do processo de construção de significações partilhadas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999

 

Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação

 

Marta Guerreiro (*)

Isabel Matta(**)

 

 

RESUMO

Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1.º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instru-ção/objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.

Palavras-chave: Desempenho mnésico, crianças, objectivos, instruções, tarefas de memória significativas.

 

ABSTRACT

The main objective of the present research is to study the effects of the type of instruction/goal on the processes of memory and recall. Two groups of 6 year old children were interviewed. The task consisted in presenting to the children a list of words that they had to memorize. Children were divided in two groups: the experimental group received an instruction that was meaningful, functional and practical, while the control group received an instruction without meaningful purpose. Results revealed significant differences between the two groups. The experimental group memorized more words than the control group. This research suggests the importance of a meaningful purpose to both memory and recall activity.

Key words: Memory performance, children, goals, instructions, meaningful memory tasks.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bauer, P. J., & Dow, G. A. (1994). Episodic memory in 16-and-20-month-old children: Specifics are generalize but not forgotten. Developmental Psychology, 30, 403-417.         [ Links ]

Bauer, P. J., & Wewerka, S. S. (1995). One-to two-years-olds’ recall of events: The more expressed, the more impressed. Journal of Experimental Child Psychology, 59, 475-496.

Fivush, R., & Mandler, J. M. (1985). Developmental changes in the understanding of temporal sequence. Child Development, 56, 1437-1446.

Hudson, J. A., & Fivush, R. (1990). What young children remember and why. In R. Fivush, & J. A. Hudson (Eds), Knowing and remembering in young children. Cambridge: Cambridge University Press.

Liwag, M. D., & Stein, N. L. (1995). Children’s memory for emotional events: The importance of emotion-related retrieval cues. Journal of Experimental Child Psychology, 60, 2-31.

Machado, R. (1997). Influências da estrutura e familiaridade dos acontecimentos na complexidade cognitivo-linguística dos relatos de crianças em idade pré-escolar. Monografia de fim de curso em Psicologia Educacional, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

Mandler, J. M. (1983). Representation. In J. H. Flavell, & E. M. Markman (Eds.), Handbook of child psychology (Vol. 3: Cognitive Development). New York: Wiley.

Matta, I. (1998). Pratiques sociales et construction de categories conceptuelles hierarchisées. Thèse pour le Doctorat en Lettres et Sciences Humaines, Université de Provence, Aix-en-Provence.

Nelson, K. (1981). Social cognition in a script framework. In J. H. Flavell, & L. Ross (Eds.), Social cognitive development. Cambridge: University Press.

Nelson, K. (1990). Remembering, forgetting and childhood amnesia. In R. Fivush, & J. A. Hudson (Eds.), Knowing and remembering in young children. Cambridge: Cambridge University Press.

Newcombe, N., Drummey, A. B., & Lie, E. (1995). Children’s memory for early experience. Journal of Experimental Child Psychology, 59, 337-342.

Ratner, H. H., & Schell, D. A. (1987). Changes in adults’ prase recall: Aging or cognitive demands? Developmental Psychology, 23, 521-525.

Rogoff, B., & Mistry, J. (1990). The social and functional context of children’s remembering. In R. Fivush, & J. A. Hudson (Eds.), Knowing and remembering in young children. Cambridge: Cambridge University Press.

Salmon, K., Bidrose, S., & Pipe, M.-E. (1995). Providing props to facilitate children’s event reports: A comparison of toys and real items. Journal of Experimental Child Psychology, 60, 174-194.

Vygotsky, L. S. (1989). A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. S. Paulo: Livraria Martins Fontes Editora.

Wadell, K. J., & Rogoff, B. (1981). Effect of contextual organization on spatial memory of middle-aged and older women. Developmental Psychology, 17, 878-885.

Wadell, K. J., & Rogoff, B. (1987). Contextual organization and intentionality in adults’ spatial memory. Developmental Psychology, 23, 514-520.

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da UIPCDE. Email: martag@ispa.pt

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da UIPCDE.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons