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Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.17 n.1 Lisboa mar. 1999

 

Efeitos do tipo de instrução/objectivo na memorização e recordação

 

Marta Guerreiro (*)

Isabel Matta(**)

 

 

RESUMO

Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças de 6 anos do 1.º ano de escolaridade do ensino básico, sobre a influência do tipo de instru-ção/objectivo nos processos de memorização e recordação. Comparámos uma instrução com um objectivo significativo, prático e funcional com uma instrução sem um objectivo prático, funcional e significativo. A tarefa apresentada consistiu na apresentação de uma lista de palavras às crianças. Na análise de resultados verificámos que a existência de um objectivo significativo se assumiu como um importante meio de memorização e recordação. As crianças memorizaram mais facilmente o material com uma instrução com um objectivo prático, funcional e significativo.

Palavras-chave: Desempenho mnésico, crianças, objectivos, instruções, tarefas de memória significativas.

 

ABSTRACT

The main objective of the present research is to study the effects of the type of instruction/goal on the processes of memory and recall. Two groups of 6 year old children were interviewed. The task consisted in presenting to the children a list of words that they had to memorize. Children were divided in two groups: the experimental group received an instruction that was meaningful, functional and practical, while the control group received an instruction without meaningful purpose. Results revealed significant differences between the two groups. The experimental group memorized more words than the control group. This research suggests the importance of a meaningful purpose to both memory and recall activity.

Key words: Memory performance, children, goals, instructions, meaningful memory tasks.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da UIPCDE. Email: martag@ispa.pt

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Membro da UIPCDE.

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