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Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica vol.16 no.4 Lisboa Dec. 1998

 

Concepções de enfermagem e desenvolvimento sócio-moral: Alguns dados e implicações (*)

 

Manuel José Lopes (**)

Orlando Lourenço (***)

 

RESUMO

Este artigo baseia-se: (a) na caracterização das concepções de enfermagem proposta por Newman (1992), entre outros; (b) na similitude entre esta caracterização e os níveis de desenvolvimento para o cuidar propostos por Condon (1986); e (c) no paralelismo entre estes níveis de cuidar e o desenvolvimento do pensamento moral segundo Kohlberg (1984). Os seus principais objectivos foram os seguintes: (1) Analisar as orientações das enfermeiras sobre os conceitos de «enfermagem» e de «bom enfermeiro» vistos à luz dos paradigmas da categorização, integração e transformação; (2) saber se tais orientações diferem ou não em função de certas variáveis demográficas, tais como idade, anos de serviço e habilitações literárias e profissionais; (3) relacionar tais orientações com o nível de desenvolvimento sócio-moral, posicionamento na carreira e local de trabalho; (3) relacionar as referidas orientações com o nível de desenvolvimento sócio-moral; e (4) compreender as concepções de enfermagem e de bom enfermeiro dos identificados pelos seus pares como bons enfermeiros. O estudo foi realizado com enfermeiras tendo pelo menos cinco anos de exercícioprofissional e trabalhando nos hospitais de Beja, Évora e Portalegre. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Teste de Definir Valores Morais de James Rest (1986), entrevistas semi-directivas e um questionário sobre as orientações (e.g., categorização, integração e transformação) relativas aos conceitos de «enfermagem» e de «bom enfermeiro» construído para o efeito. Os principais resultados foram os seguin-tes: (1) as orientações das enfermeiras enquadram-se predominantemente no paradigma da integração; (2) a orientação para o paradigma da categorização tende a aumentar com a idade e a diminuir com as habilitações literárias; (3) em termos de linguagem utilizada nas entrevistas, nota-se o uso de uma linguagem concreta (i.e., a linguagem utilizada na descrição de situações da vida profissional) e de uma outra idealizada (i.e., a linguagem utilizada para a descrição de situações idealizadas para a vida profissional); e (4) verificou-se uma relação inversa entre o nível de desenvolvimento moral e a orientação para o paradigma da categorização e uma relação directa entre a orientação para o paradigma da transformação e tal nível de desenvolvimento.

Palavras-chave: Enfermagem, cuidar, desenvolvimento moral.

 

ABSTRACT

This article is based (a) on Newman´s (1992) characterization of nursing conceptions in terms of categorization, integration and transformation; (b) on the resemblance between these conceptions and Condon´s (1986) caring levels; and on the parallelism between these caring levels and Kohlberg´s (1984) levels of moral reasoning. The main goals of this paper are (a) to analyze nurses´ orientations (i.e., categorization, integration, and transformation) concerning their ideas about «nursing» and «a good nurse»; (b) to examine such orientations as a function of certain demographic variables, such as age, years of professional practice, and academic background; (c) to relate such orientations to Kohlberg´s level of moral reasoning; and (d) to grasp the conception of «nursing» and «a good nurse» of those identified by their peers as good nurses or professionals. The sample consisted of several nurses with at least five years of professional practice, andworking at the hospitals of Beja, Évora and Portalegre (Alentejo). To collect data, we used a questionnaire developed for this study (i.e., Questionnaire on Nurses´ Ideas about the Concepts of «Nursing» and a «Good Nurse»), Rest´s (1986a) Defining Issues Test, and semi-structured interviews. The results show that (a) nurses tend to endorse the statements included inthe integration paradigm; (b) the option for the categorization paradigm tends to increase with age and decrease with academic background; (c) the use of both a concrete and an idealized language; and (d) a positive correlation between moral development and the option for the transformation paradigm, but a negative correlation between the option for the categorization paradigm and level of moral reasoning. The paper ends by suggesting some modifications in the academic training of nurses.

Key words: Nursing, caring, moral development.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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(*) Este artigo é uma síntese da tese de mestrado em Ciências de Enfermagem (Universidade Católica de Lisboa) realizada pelo primeiro autor sob a orientação do segundo autor.

Correspondência relativa a este artigo deverá ser enviada para Manuel José Lopes, Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, 7034 Évora Codex.

(**) Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus, Évora.

(***) Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

 

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