SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Aprendizagem da matemática: Proposta de avaliação de dificuldades específicas na adição e subtracção no 1.º Ciclo do Ensino Básico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.16 n.2 Lisboa jun. 1998

 

O desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais

 

Marta Mendes De Almeida (*)

Marta Guerreiro (**)

Lourdes Mata (***)

 

 

RESUMO

Este artigo descreve um trabalho desenvolvido com crianças do 2.º ano de escolaridade, sobre o papel das interacções sociais na escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica e de palavras não orientadas por uma regra ortográfica.

Verificámos que o funcionamento interactivo das díades se assumiu como um importante meio de aprendizagem e domínio da escrita. Verificámos também que estas crianças não só explicitaram mais facilmente a escrita de palavras orientadas por uma regra ortográfica, como também evoluíram mais nestes casos, interiorizando a regra e aplicando de forma mais eficaz.

Palavras-chave: Interacções sociais, regras ortográficas, aprendizagem da escrita.

 

ABSTRACT

This paper describes a study carried out with second grade children on the role of social interactions in the writing of words driven by both the existence and absence of spelling rules.

The results showed that the interactive functioning of dyads was an important mean in both the apprenticeship and the mastering of writing. They also showed that in the case of written words in the presence of spelling rules, it was easier for the children to justify the way they wrote. They also made less mistakes and more progresses.

Key words: Social interaction, spelling rules, writing production.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Blaye, A. (1989). Nature et effects des opositions dans des situations de co-résolution de problémes entre pairs. In N. Bednarz, & Garnier (Eds.), Construction des savoirs: Obstacles et conflits. Montreal: Agence d’Arc Inc.

Delgado Martins, E. (1996). Ortografia e consciência fonológica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tese de Mestrado em Psicologia Educacional. Lisboa: ISPA.

De Paolis, P., & Mugny, G. (1985). Régulations relationnelles et socio-cognitives du conflit cognitif et marquage social. In G. Mugny (Ed.), Psychologie sociale du développement cognitif. Berne: Peter Lang.

Doise, W., & Mugny, G. (1981). Le développement social de l’intelligence. Paris: InterÉditions.

Gilly, M. (1988). Interactions entre pairs et construction cognitives: Modeles explicatifs. In A. N. Perret-Clermont, & M. Nicolet (Eds.), Interagir et connaitre: enjeux et regulations sociales dans le développement cognitif. Cousset: Delval.

Gilly, M. (1995). Approches socio-constructives du développement cognitif de l’enfant d’âge scolaire. In D. Gaonach, & C. Golder (Eds.), Manuel de psychologie pour l’enseignement. Paris: Hachette.

Gilly, M., Fraisse, J., & Roux, J. P. (1988). Resolution de problemes en dyades et progrés cognitifs chez des enfants de 11 à 13 ans: Dynamiques interactives et socio-cognitives. In A. N. Perret-Clermont, & M. Nicolet (Eds.), Interagir et connaitre: enjeux et régulations sociales dans le développement cognitif. Cousset: Delval.

Linden, J. Van Der, Erkens, G., & Barnard, Y. (1990). Social interaction in problem-solving activities. In H. Mandl, E. de Corte, N. Bennett, & H. F. Friedrich (Eds.), Learning & Instruction. New York: Pergamon Press.

Morais, A., & Teberosky, A. (1994). Erros e transgressões infantis na ortografia do Português. Discursos, 8, 15-51.

Mugny, G., & Doise, W. (1978). Socio-cognitive conflict and structure of individual and collective performances. European Journal of Social Psychology, 8, 181-192.

Perret-Clermont, A. N. (1979). La construction de l’in-telligence dans l’interaction social. Berne: Peter Lang.

Read, C. (1983). Orthography. In M. Martlew (Ed.), The psychology of written language – Developmental and educational perspectives. John Wiley & Sons.

Rebelo, D. (1993). Análise do erro ao nível oral e escrito. In F. Sequeira (org.), Linguagem e desenvolvimento. Braga: Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society – the development of higher psychological processes. London, Cambridge: Harvard University Press.

Vygotsky, L. S. (1985). Le probleme de l’enseignement et du développement mental à l’âge scolaire. In B. Schneuwely, & J. P. Bronckart (Eds.), Vygotsky aujourd’hui. Textes de base en psychologie. Neuchâtel, Paris: Delachaux et Niestlé.

 

(*) Psicóloga Educacional.

(**) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa.

(***) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. Email: lmata@ispa.pt

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons