SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portuguesesO desenvolvimento de competências ortográficas e as interacções sociais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.16 n.2 Lisboa jun. 1998

 

Aprendizagem da matemática: Proposta de avaliação de dificuldades específicas na adição e subtracção no 1.º Ciclo do Ensino Básico (*)

 

Ana Maria Baptista Almeida (**)

Leandro S. Almeida (**)

 

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre adição e subtracção que incidiu sobre a aprendizagem da matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo a que este artigo se reporta, aborda as competências de adição e de subtracção, avaliando-as através de um instrumento construido com base em modelos da aprendizagem postulados pelas teorias piagetiana e cognitiva. A amostra foi constituída por 54 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos (2.º e 4.º anos de escolaridade) de escolas do distrito do Porto. O instrumento de avaliação está organizado em dois níveis de dificuldade (Nível 1 Nível 2), de acordo com o nível de escolarização das crianças. Ambos os níveis de teste incluem diversos sub-testes, por exemplo contagem, cálculo e resolução de problemas. Os resultados confirmam alguns dados teóricos e empíricos relativos ao ensino e à aprendizagem da matemática. Assim, enquanto que as crianças mais jovens usam mais estratégias manipulativas e o recurso a materiais concretos, as mais velhas adoptam sobretudo estratégias mentais. Estas crianças distin-guem-se igualmente no facto das mais jovens serem induzidas, na escolha das estratégias a adoptar, pelas características semânticas do enunciado do problema, enquanto que as mais velhas orientam-se mais pelos procedimentos formais (ensino escolar). Finalmente, os resultados sugerem que esta prova de avaliação é útil para a identificação dos conhecimentos e das estratégias que as crianças utilizam na resolução das tarefas de adição e de subtracção, constituindo-se num meio auxiliar dos professores na implementação de ensino individualizado neste domínio.

Palavras-chave: Adição e subtracção, contagem e cálculo, ensino-aprendizagem da matemática.

 

ABSTRACT

This paper presents the results of a study concerning addition and subtraction at the first level of Elementary School. The study takes the addition and subtraction skills evaluated by an instrument prepared in a piagetian and cognitive learning framework. The sample was formed by 54 children from 7 to 10 years old (2nd and 4th school grades), from public and private schools surround Porto. The test for Math skills evaluation is organized in two levels of difficulty in accord with children’s school grades. Both levels include several parts, for example, counting, calculation or problem-solving. The results confirm some theoretical and empirical data concerning Math instruction and learning. If young children use more manipulative and concrete material strategies, the oldest ones implement more mental strategies. Also, if young children are induced by the semantic characteristics of text in the problem-solving items, the oldest are more independent of these semantic particularities, and they prefer the formal procedures (classroom instruction). Finally, the results suggest that this assessment test can be used to identify the children’s knowledge and strategies to solve addition and subtraction tasks, what is important to help teachers in order the implementation of individual teaching techniques in this domain.

Key words: Addition and subtraction, counting and calculation, math instruction and learning.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Almeida, A.-M. (1997). Ensino-aprendizagem da matemática: Estudo com a adição e subtracção no 1.º ciclo do Ensino Básico. Tese de Mestrado. Universidade do Minho: Instituto de Educação e Psicologia.        [ Links ]

Bergeron, J. C., & Herscovics, N. (1990). Psychological aspects of learning early arithmetic. In P. Nesher & J. Kilpatrick (Eds.), Mathematics and cognition: A research synthesis by the international group for the psychology of mathematics education. Cambridge: Cambridge University Press.

Carpenter, T. P., & Moser, J. M. (1983). The acquisition of addition and subtraction concepts. In R. Lesh, & M. Landau (Eds.), Acquisition of mathematics concepts and processes. Developmental psychology series. London: Academic Press.

Carraher, T. N. (1993). O Desenvolvimento mental e o sistema numérico décimal. In Aprender pensando: Contribuições da psicologia cognitiva para a educação (8.ª ed). Petrópolis, Brasil: Editora Vozes.

Fuson, K. C. (1992). An analysis of the counting-on solution procedure in addition and subtraction. In T. P. Carpenter, J. M. Moser, & T. A. Romberg(Eds.), Addition and subtraction: A cognitive perspective. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

Kamii, C., & DeClark, G. (1986). Reinventando a aritmética: Implicações da teoria de Piaget. Campinas, Brasil: Papirus.

Lompscher, J. (1994). The sociohistorical school and acquisition of mathematics. In R. Sholz (Ed.), Psychology of mathematical thinking (cap. V). In Didactics of mathematics as a scientific discipline. Dordrecht, Notherlands: Kluwer Academic Publishers.

Nieto, L., & Truzillo, C. (1994). Los problemas de sumar y restar. Badajoz, España: Servicio de Publicaciones Universidad de Extremadura..

Nunes, T. (1994). O papel da representação na resolução de problemas. Dyanmis. Blumenau, 1 (7), 19-27.

Oers, B. (1990). The development of mathematical thinking in school: A comparison of the action-psychological and information-processing approaches. In B. Greer, & L. Verschaffel (Eds.), International Journal of Educacional Research: Mathematics education as a proving-ground for information-processing theories, 14 (1), 51-66.

Rangel, A. N. S. (1992). Educação matemática e a construção do número pela criança: Uma experiência em diferentes contextos sócio-económicos. Porto Alegre, Brasil: Artes Médicas.

Schubauer-Leoni, M. L., & Perret-Clermont, A. N. (1980). Interactions sociales et représentations symboliques dans le cadre de problèmes addictifs. Recherches en Didactique des Mathématiques, 1, 297-350.

Sinclair, H. (1987). Constructivism and the psychology of mathematics. In J. Bergeron, N. Herscovics, & C. Kieran (Eds.), Proceedings of the Eleventh International Conference Psychology of Mathematics Education PME – XI (Vol. 1, pp. 28-41). Montreal: Université de Montreal.

Sinclair, A., Siegrist, F., & Sinclair, H. (1982). Young children’s ideas about the written number system. In D. Rogers, & J. Sloboda (Eds.), The acquisition of symbolic skills. New York: Plenum.

Tavares, J., & Alarcão, I. (1989). Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina.

 

(*) Artigo baseado na Tese de Mestrado da primeira autora sob orientação do segundo autor.

Investigação integrada no projecto «Cognição e Aprendizagem» do CEEP – UM. A correspondência relativa a este artigo deve ser enviada para o segundo autor: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 4710 Braga.

(**) Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, Campus de Gualtar, 4710 Braga.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons