SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivosAprendizagem da matemática: Proposta de avaliação de dificuldades específicas na adição e subtracção no 1.º Ciclo do Ensino Básico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica vol.16 no.2 Lisboa June 1998

 

Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portugueses

 

Maria Luísa Fonseca Grácio(*)

 

RESUMO

Apresenta-se uma síntese de um estudo exploratório que utiliza como quadro teórico e conceptual de pesquisa a teoria das representações sociais.

Procura-se apreender a representacão da criança em Educadores de Infância e Professores do 1.° Ciclo do Ensino Básico criando-se três contextos discursivos: criança, criança em idade pré-escolar e criança em idade escolar.

A informação trabalhada foi recolhida através de duas técnicas: entrevistas semi-directivas e associações livres de palavras e respectivas introspecções organizadas.

Palavras-chave: Representação social, criança, educadores de infância, professores do 1.º Ciclo.

 

ABSTRACT

This article presents a summary of an exploratory study whose theoretical framework concerns the social representations theory.

The research focuses on the representation of children by kindergarten teachers and primary school teachers through the creation of three contexts of report: the child, the child before schooling and the child at school.

To collect the information analysed in the study, the author adopts two different techniques: semi-directive interviews and free association of words, and their respective organised introspection.

Key words: Social representation, child, kindergarten teacher, primary school teacher.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Abric, J. C. (1987). Coopération, compétition et représentations sociales. Cousset Suisse: Delval.         [ Links ]

Abric, J. C. (1992). Prefácio. In P.Moliner, La représentation sociale comme grille de lecture. Aix-en-Provence: Presses de l’Université de Provence.

Abric, J. C. (1994). Pratiques sociales et représentations. Paris: PUF.

Ariès, P. (1988). A criança e a vida familiar no Antigo Regime. Lisboa: Relógio D’Água.

Bardin, L. (1988). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bowlby, J. (1978). Attachement and loss. Attachement Vol. I. Londres: Penguin Education.

Charlot, B. (1976). La mystification pédagogique. Paris: Payot.

Chateau, J. (1970). Qu’est-ce que l’enfance?. In Zazzo & Gratiot-Alphandéry (Dir.), Traité de Psychologie de l´enfant (pp. 81-139). Paris: PUF.

Chombart de Lauwe, M.-J. (1969/70). L’image de l’en-fant et sa signification personnelle et collective. Bulletin de Psycholohie, 23 (11-12), 614-620.

Chombart de Lauwe, M-J., & Feuerhahn, N. (1989). La représentation sociale dans le domaine de l’enfance. In D. Jodelet (Dir.), Les représentations sociales. Paris: PUF.

De Rosa, A. S. (1988). Sur l’usage des associations libres pour l´étude des représentations sociales de la maladie mentale. Connexions, 51 (1), 27-50.

Giglione, R., & Martalon, B. (1993). O Inquérito, teoria e prática. Oeiras: Celta.

Gilly, M. (1989). Les répresentations sociales dans le champ éducatif. In D. Jodelet (Dir.), Des représentations sociales (pp. 363-386). Paris: PUF.

Gilly, M. (1990). Psychosociologie de l’éducation. In S. Moscovici (Dir.), Psychologie sociale (3.ª ed., pp. 473-494). Paris: PUF.

Grácio, M. L. F. (1995). Representações da criança, da criança em idade pré-escolar e da criança em ida-de escolar em educadores de infância e professores do 1.° ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional (Policopiada). Lisboa: ISPA.

Moliner, P. (1992). La représentation sociale comme grille de lecture. Aix-en-Provence: Publications Université de Provence.

Moscovici, S. (1961). La psychanalyse. Son image et son public. Paris: PUF.

Moscovici, S. (1984). The phenomenon of social representation. In R. M. Farr, & S. Moscovici (Eds.), Social representations (pp. 62-86). Cambridge: Cambridge University Press.

Roux, J.-P. (1981). Les interventions des maîtresses en grand section de maternelle. Bulletin de Psychologie, 35 (353), 52-66.

Singéry, J. (1994). Représentations sociales et project de changement techologique en entreprise. In Abric (Dir.), Pratiques sociales et représentations. Paris: PUF.

Snyders, G. (1971). La pédagogie en France au XVII et XVIIIème siècles. In M. Debesse & G. Mialaret (Dir.), Traité de sciences pedagogiques (Tome 2, pp. 260-269). Paris: PUF.

 

(*) Universidade de Évora.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License