SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2O processo de esquecimento dirigido e as alterações do estado de humorPrograma tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica vol.16 no.2 Lisboa June 1998

 

Auto-estima, resultados escolares e indisciplina. Estudo exploratório numa amostra de adolescentes

 

Jorge Senos (*)

Teresa Diniz (**)

 

RESUMO

A proliferação de comportamentos de indisciplina na escola tem sido fonte de crescente preocupação e investimento dos diferentes intervenientes da acção educativa. Estudos realizados em torno das estratégias de protecção da auto-estima, perante a ameaça potencial constituída por resultados escolares negativos, têm vindo a sugerir que a indisciplina poderá constituir um recurso para os alunos com insucesso académico se furtarem ao efeito daquela ameaça potencial. O pre-sente estudo revisita esta questão motivada pela inconsistência de alguns resultados reportados pela literatura, com uma amostra de sujeitos do 9.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos sugerem três conclusões fundamentais: a) a auto-estima correlaciona-se com o auto-conceito académico, mas não com os resultados escolares; b) os alunos com baixos resultados escolares exibem valores idênticos aos alunos com melhores resultados escolares, relativamente ao auto--conceito e à auto-estima; c) os alunos mais indisciplinados, para além de piores resultados escolares, mos-tram igualmente valores mais baixos para o auto-con-ceito e a auto-estima. Estes resultados são discutidos a partir dos modelos teóricos da identidade social e do quadro de referência, sendo adiantada a hipótese da existência de cenários de indisciplina diferenciados e com significações psicológicas e educativas diferentes, para explicar diferentes resultados reportados pela literatura.

Palavras-Chave: Indisciplina, auto-conceito, autoestima, identidade social.

 

ABSTRACT

The increasing problem related with disruptive behaviour in school settings is a growing source of concerning and time consuming to teachers and other educational personnel. Research developed on self-esteem proctetive strategies in face of school failure have suggested that disruptive behaviour is associated with this self-esteem protective need experienced by subjects with heavy school failure. The present research revisit this issue motivated by some incongruency reported by some literature, with a sample of 9th grade portuguese pupils. From the results we obtained we may draw the following main conclusions: a) self-esteem is correlated with academic self-concept but not with school achievement; b) subjects with poor school achievement show identical academic self-concept and self-esteem to those with high school achievement; c) subjects with sever disruptive behaviour also show poorer school achievement, lower academic self-concept and lower self-esteem. This results are discussed within the theoretical models of social identity and frame of reference. Further research is needed to clarify different scenarios of disruptive behaviour with different psychological meanings in order to explain the contradictory data reported by independent research.

Key words: Disruptive behaviour, Self-concept, self-esteem social identity.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bachman, J., & O’Malley, P. (1986). Self-concepts, self-esteem, and educational experiences: The frog pond revisited (again). Journal of Personality and Social Psychology, 50 (1), 35-46

Burns, R. B. (1979). The self concept. Theory, measurement, development and behavior (4.ª ed.). Harlow: Longman.

Claes, M. (1985). O desenvolvimento da socialização: As relações familiares, os papéis sexuais e as amizades. In M. Claes (Ed.), Os problemas da adolescência (pp. 121-144). Lisboa: Editorial Verbo.

Cubero, R., & Moreno, M. C. (1992). Relaciones sociales: familia, escuela, compañeros, años escolares. In J. Palácios, A. Marclose, & C. Coll (Eds.), Desarrollo psicológico y educación, I – Psicologia evolutiva (4.ª ed., pp. 285-296). Madrid: Alianza Editorial.

Fischer, G.-N. (1994). A dinâmica social – violência, poder, mudança. Lisboa: Planeta-ISPA.

Harter, S. (1988). Manual for the self-perception profil for adolescents. Denver: University of Denver.

Huici, C. (1985). Relaciones intergrupales I: enfoques teoricos. In C. Huici (Ed.), Estructura y Processos de Grupo (Tomo II, pp. 55-85). Madrid: Universidad Nacional de Educacion a Distancia.

Marsh, H. (1990). Influences of internal and external frames of reference on the formation of Math and English self-concepts. Journal of Educational Psychology, 82 (1), 107-116.

Piolat, M. (1986). Identidade e experiência escolar no início do ensino secundário. Análise Psicológica, 5 (1), 67-74.

Robinson, W. P. (1978). Desinteresse escolar no ensino secundário. Análise Psicológica, 2 (1), 23-32.

Robinson, W. P., & Tayler, C. A. (1986). Auto-estima, desinteresse e insucesso escolar em alunos da Es-cola Secundária. Análise Psicológica, 5 (1), 105-113.

Robinson, W. P., & Tayler, C. A. (1991). Correlates os low academic attainment in three countries: England, France and Japan. Análise Psicológica, 9 (3-4), 277-290.

Robinson, W. P., Tayler, C., & Piolat, M. (1990). School attainment, self-esteem, and identity: France and England. European Journal of Social Psychology, 20, 387-403.

Senos, J. (1992). Auto-estima e resultados escolares. O papel da atribuição causal e da identidade social na manutenção da auto-estima após a obtenção de baixos resultados escolares, numa amostra de alunos do 6.º ano de escolaridade. Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional, Lisboa, ISPA.

Senos, J. (1996). Atribuição causal, auto-estima e resultados escolares. Análise Psicológica, 14 (1), 111-121.

Senos, J. (1997). Identidade social, auto-estima e resultados escolares. Análise Psicológica, 15 (1), 123-137.

Serra, A. (1988). O auto-conceito. Análise Psicológica, 6 (2), 101-110.

Silbereisen, R., Noack, P., & Reitzle, M. (1987). Sobre os problemas de comportamento na adolescência: Observação de campo e avaliação longitudinal. Análise Psicológica, 5 (4), 509-541.

Veiga, F. (1995). Transgressão e autoconceito dos jovens na escola. Lisboa: Fim do Século.

Veiga, F., & Moura, H. (1993). Disrupção escolar e autoconceito dos jovens. Jornal de Psicologia, 11 (3-4), 15-21.

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa. E-mail: js@psi.ispa.pt

(**) Psicóloga Educacional. E-mail: tpdiniz@esoterica.pt

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License