SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4A equidade no sistema universitário português: Da universalidade do discurso à contradição das práticasProfessores do 3.º Ciclo e Ensino Secundário: A sua representação do aluno author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Análise Psicológica

Print version ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica vol.15 no.4 Lisboa Dec. 1997

 

Discursos e projectos para a educação: Diversificar, democratizar, universalizar (*)

 

Fátima M. Antunes (**)

 

 

RESUMO

Sugere-se que, ao longo dos anos 80/90, se confrontaram, no terreno da elaboração das políticas educativas, distintas concepções àcerca do princípio de igualdade de oportunidades educativas. Tomando como referência um estudo sobre o debate àcerca do ensino profissional na escola pública argumenta-se que é possível identificar, por um lado, uma perspectiva «meritocrática» do princípio de igualdade de oportunidades, que assume distintas formulações no contexto de diferentes discursos (e projectos) sobre educação (enquanto o discurso que defende a diversificação da educação articula as noções de igualdade de oportunidades e escolha de percursos educativos e vias de ensino o discurso sobre a democratização da educação sublinha a associação entre igualdade de oportunidades e afirmação de capacidades individuais) e, por outro lado, uma perspectiva «igualitária» daquele princípio, que informa o discurso sobre a escola democrática, propondo a diferenciação de práticas educativas, no contexto de um sistema de ensino unificado, a fim de favorecer a igualdade como paridade de condições e resultados educativos.

Palavras-chave: igualdade de oportunidades educativas, políticas educativas, discursos em educação, ensino profissional.

 

 

ABSTRACT

It is suggested that, during the eighties and nineties, it is possible to find, as far as education policies elaboration is concerned, different conceptions about the principle of educational opportunities equality.

Having as reference a study about the discussion on vocacional education in public school, it is argued that it is possible to identify, on one side, a «meritocratic» perspective of the principle of equality of opportunities, which assumes distinct formulations in the context of different discourses (and projects) about education (while the discourse which deffends the diversification of education links notions about equality of opportunity and the choice of different educational pathways and courses, the discourse of democratization of education points out an association between equality of opportunities and the assertion of individual capacities) and, on the other hand, an «equalitarian» perspective of that principle, which informs the discourse about democratic school, which proposes a differentiation of educational practices, in the context of an unified educational system, in order to promote equality as parity of educational conditions and results.

Key words: Educational opportunities equality, education policies, discourses in education, vocational education.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Azevedo, J. (1991). Educação tecnológica, anos 90. Rio Tinto: Edições Asa.         [ Links ]

Brown, Ph. (1990). The «third wave»: education and the ideology of parentocracy. British Journal of Sociology of Education, 11 (1), 65-85.

CGTP-IN (1986). Programa da CGTP-IN, Programa de Acção e Plataforma Reivindicativa. Lisboa: Edições 1 de Outubro.

CGTP-IN (1989). Plataforma para a Acção Sindical (1989-1992). Lisboa: DIF/CGTP-IN.

CGTP-IN (1993). Programa de Acção, 1993/1996. Lisboa: CGTP-IN.

Coleman, J. S. (1968). The concept of educational opportunity. In B. R. Cosin et al. (Org.), School and society (pp. 233-240). Londres: Routledge Kegan Paul, 1972.

Coleman, J. S. (1990). Equality and achievement. Boulder (Colorado): Westview Press.

Connell, R. W., Ashenden, D. Y., Kessler, S., & Dowsett, G. W. (1982). Making the difference - schools, families and social divison. Sidney: George Allen e Unwin.

Correia, J. A., Stoleroff, A. D., & Stoer, S. R. (1993). A ideologia da modernização no sistema educativo em Portugal. Cadernos de Ciências Sociais, 12/13, 25-51.

Dale, R. (1988). Implications for progressivism of recent changes in the control and direction of education policy. In A.Green, & S. J. Ball (Org.), Progress and inequality in comprehensive education (pp. 39-62). Londres: Routledge.

Dale, R. (1990). Stratified schooling and the politics of difference. Comunicação apresentada à Annual Conference of New Zealand Association for Educational Research, Auckland, Dezembro.

David, M. E. (1988). Home-School relations. In A. Green, & S. J. Ball (Org.), Progress and inequality in comprehensive education (pp. 139-157). Londres: Routledge.

Englund, T. (1989). Educational conceptions and citizenship education. In S. J. Ball, & S. Larsson, (Org.), The struggle for democratic education. Equality and participation on Sweden. Londres: The Falmer Press.

Fenprof (1985). Renovar a Escola Primária, dignificar a profissão docente, projecto de resolução da 1.ª Conferência Nacional do Ensino Primário. Jornal da Fenprof, 18, IV-XX.

Fenprof (1986a). As propostas da Fenprof para uma Lei de Bases do Sistema Educativo e o desenvolvimento da Educação (documento-base para o 2.º Congresso Nacional dos Professores). Jornal da Fenprof, 22, II-XV.

Fenprof (1986b). As propostas da Fenprof para uma Lei de Bases do Sistema Educativo e o desenvolvimento da Educação, (resolução aprovado pelo 2.º Congresso Nacional dos Professores). Jornal da Fenprof (número especial, Maio 86), I-XXVI.

Fenprof (1992). Tema de estudo: «Os professores e a acção sindical; mudar a escola; valorizar a profissão docente» (proposta ao IV Congresso Nacional dos Professores). Jornal da Fenprof, 88, 6-18.

Finn, D., Grant, N., & Johnson, R. (1977). Social democracy, education and the crisis. In Centre for contemporary cultural studies on ideology: working papers in cultural studies, (Vol. 10: 147-198). University of Birmingham.

Grácio, R. (1981a). Perspectivas futuras. In Sistema de ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Grácio, R. (1986). A educação, dez anos depois - que transformações, que rupturas, que continuidades?. Revista Crítica de Ciências Sociais, 18/19/20, 153-182.

Grácio, S. (1986). Política educativa como tecnologia social. Lisboa: Livros Horizonte.

Green, A. G. (1988). Introduction and overview: Choice, progress and inequality. In A. G. Green., & S. J. Ball (Org.), Progress and inequality in comprehensive education (pp. 1-22). Londres: Routledge.

Harnqvist, K. (1989). Comprehensiveness and social equality. In S. J. Ball, & S. Larsson (Org.), The struggle for democratic education. Equality and participation on Sweden (pp. 18-31). Londres: The Falmer Press.

Husén, T. (s/d). Meio social e sucesso escolar. Lisboa: Livros Horizonte.

Matias Alves, J. (1989). Educação tecnológica dos anos 80 aos anos 90: Ideologia, organização, práxis: balanço e perspectiva. In Vários (1992), A educação em Portugal, anos 80/90 (pp. 52-57). Rio Tinto: Edições Asa.

McLean, M. (1985). Education in France. Traditions of liberty in a centralized system. In B. Holmes (Org.), Equality and freedom in education - a comparative study (pp. 63-104). Londres: Routledge.

Seabra, J. A. (1990). Entre a crise e a reforma: avatares da educação em Portugal. In Vários (1992). A educação em Portugal, anos 80/90 (pp. 70-77). Rio Tinto: Edições Asa.

Stoer, S. R. (1986). Formar uma élite ou educar um povo?. Jornal da Educação, 91, Julho. Stoer, S. R. (1991). Comentário. In Novos rumos para o ensino tecnológico e profissional, actas da conferência nacional (p. 65). Porto: ME/GETAP.

Stoer, S. R. (1994). O Estado e as políticas educativas: uma proposta de mandato renovado para a escola democrática. Revista Crítica de Ciências Sociais, 41, 3-33.

Stoer, S. R., & Araújo, H. C. (1992). Escola e aprendizagem para o trabalho num país da (semi)peri-feria europeia. Lisboa: Escher.

Turner, D. (1985). Education in USA. Freedon to be unequal. In B. Holmes (Org.), Equality and freedom in education - a comparative study (pp. 105-124). Londres: Routledge.

 

(*) Este texto procura discutir e referenciar algumas das questões e reflexões produzidas no âmbito da pesquisa realizada para a elaboração da dissertação de mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação, Desenvolvimento e Mudança Social, apresentada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

(**) Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License