SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: Mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.15 n.2 Lisboa jun. 1997

 

Níveis de análise da ancoragem das representações sociais da inteligência e do seu desenvolvimento: Das posições sociais objectivas às identidades sociais

 

Virgilio Amaral(*)

 

 

RESUMO

Esta investigação procura responder a duas questões relevantes no campo das produções empiricas sobre as relações entre representações sociais da inteligência e do seu desenvolvimento e identidades sociais. A primeira diz respeito aos diferentes niveis de ancoragem das representações sociais: em inserções socioeducativas objectivas que são tomadas na literatura como identidades sociais (e.g. Snellman e Raty, 1995), e nas identidades sociais operacionalizadas em termos de autocategorização e identificação a categorias relevantes. O segundo problema diz respeito ao poder preditivo daquelas insersões sociais objectivas e das identidades sociais relativamente às respostas representacionais.

Tomando como variáveis independentes a profissão (professores versus não professores) e o estatuto de maternidade (mães versus não mães) analisa-se o nível de ancoragem sociológico. Analisa-se a ancoragem psico-sociológica através da introdução de medidas de autocategorização e identificação às categorias «Mãe» e «Professor». Os resultados mostram diferenças entre os dois níveis de ancoragem.

Para responder ao segundo problema procedeu-se a uma análise de regressão múltipla, e os resultados mostram que esteriótipos e autocategorizações explicam mais variância do que as inserções objectivas no espaço socio-educativo.

 

Palavras-chave: Representações sociais, Ancoragem, Identidades sociais.

 

 

ABSTRACT

This research try to answer to two relevant problems in the field of the empirical productions about the relationships between social representations of intelligence an development and social identities. The first problem concerns to different levels of the social representations anchorage: on socio-educational objective insertions, which are very common taken as social identities (Snelmman and Raty, 1995, for example), and on social identities operationalized in terms of selfcategorization and identification to relevant categories. The second problem concerns to the predictive level of the refereed objective social insertions and social identities in what concerns to the representational answers.

Taking the profession (teachers versus non teachers) and the motherhood status (mothers versus non mothers) as independent variables, we analyse the sociological anchorage level. We analyse the psicosociological anchorage proceeding by the selfcategorization and identification measures to the categories «Teacher» and «Mother». Results shows differences between the two levels of anchorage.

To answer to the second problem , we conduct a multiple regression analysis and the results shows that the stereotypes and selfcategorizations explain more variance of the representational answers than the objective insertions in socio-educational space.

 

Key-words: Social representations, Anchorage, Social identities.

 

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Breakwell, G. (1993). Integrating paradigms, methodological implications. In G. Breakwell, & D. Canter (Eds.), Empirical approaches to social representations. Oxford: Clarendon Press.         [ Links ]

Carugati, F. (1990). Everyday ideas, theoretical models and social representations: The case of intelligence. In G. Semin, & K. Gergen (Eds.), Everyday understanding. social and scientific implications. Londres: Sage.

Castro, P. (1994). Crenças e valores relativos ao desenvolvimento e à educação das crianças. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Lisboa, ISCTE.

Cavaco, M. (1991). O oficio do professor: O tempo e as mudanças. In A. Nóvoa (Ed), Profissão professor. Porto: Porto Editora.

Doise, W. (1992). L' ancrage dans les études sur les représentations sociales. Bulletin de Psychologie, 405, 189-195.

Emiliani, F., & Molinari, L. (1989). Mothers' social representations of their children' s learning and development. International Journal of Educational Research, 13 (6), 657-670.

Faria, L., & Fontaine, A. (1993). Representações dos professores sobre a natureza e o desenvolvimento da inteligencia. Revista Portuguesa de Pedagogia, 3, 471-487.

Gilly, M. (1980). Maitre-élève: rôles institutionnels et représentations. Paris: PUF.

Gilly, M. (1989). Les représentations sociales dans le champ éducatif. In D. Jodelet (Ed.), Les représentations sociales. Paris: PUF.

Goodnow, J. (1980). Everyday concepts of intelligence and its development. In N. Warren (Ed), Studies in cross-cultural psychology, vol. 2. New York: Academic Press.

Millward, L. (1995). Contextualizing social identity in considerations of what it means to be a nurse. European Journal of Social Psychology, 25, 303-324.

Molinari, L. (1991). Identittá sociale e conflitto di ruoli: principi organizzatori di rappresentazioni sociali dello sviluppo infantile. Giornale Italiano di Psicologia, 1, 107-118.

Molinari, L., & Emiliani, F. (1993). Structure and functions of social representations: theories of development, images of child an pupil. Comunicação apresentada ao X European Meeting da European Association of Experimental Social Psychology, Lisboa.

Mollo, S. (1969). L' école dans la societé. Paris: Dunod.

Mugny, G., & Carugati, F. (1985). L' Intelligence au pluriel. Cousset: DelVal.

Poeschl, G. (1992). L' Intelligence: un concept à la recherche d' un sens. Étude de l' effet du processus d' ancrage sur la représentation sociale de l' intelligence. Tese de Doutoramento, Université de Genève.

Sigel, I. (1985). A conceptual analysis of beliefs. In I. Sigel (Ed), Parental system beliefs. Hillsdale: Erlbaum.

Snellman, L., & Raty, H. (1995). Conceptions of intelligence as social representations. European Journal of Psychology and Education, 3, 173-287.

Sternberg, R. (1985). Implicit theories of intelligence, creativity and wisdom. Journal of Personality and Social Psychology, 3, 607-627.

Sternberg, R., Conway, B., Ketron, J., & Bernstein, M. (1981). People's conceptions of intelligence. Journal of Personality and Social Psychology, 1, 37-55.

Vala, J. (1990). Identités sociales et représentations du pouvoir. Revue Internationale de Psychologie Sociale, 3, 452-471.

Vala, J. (1995). Représentations sociales et perceptions intergroupales: évaluation et validation des représentations sociales polémiques. Table Ronde. Perspectives Cognitives et Conduites Sociales. Clermont-Ferrand.

Ventura, P., & Monteiro, M. (1993). Adults ideas about the development and education of childrens in segregated educational settings. Poster ao X European Meeting da European Association of Experimental Social Psychology, Lisboa.

Wagner, W. (1995). Social representations, group affiliation and projection: Knowing the limits of validity. European Journal of Social Psychology, 25, 125-139.

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Unidade de Investigação em Psicologia e Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons