SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resoluçãoNíveis de análise da ancoragem das representações sociais da inteligência e do seu desenvolvimento: Das posições sociais objectivas às identidades sociais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.15 n.2 Lisboa jun. 1997

 

Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: Mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo

 

Ana Cristina Silva (*)

 

 

RESUMO

Este artigo procura analisar a relação entre o desenvolvimento das competências fonológicas e a evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita em crianças pré-silábicas, através de dois estudos empíricos. No primeiro procurou-se proceder a um treino no sentido de induzir uma restruturação das representações das crianças sobre a escrita. O treino revelou-se eficaz no sentido de fazer evoluir as crianças para um nível conceptual silábico. Por outro lado verificou-se nas crianças submetidas a este programa uma evolução das suas competências de análise do oral sobretudo ao nível da manipulação de unidades silábicas. No segundo estudo procedeu-se a um pro-grama de treino fonológico com incidência nas unidades silábicas. Este treino permitiu uma evolução significativa das crianças ao nível das suas competências fonológicas, e teve igualmente reflexos nas representações infantis sobre a escrita na medida que as produções das crianças passaram a ser reguladas pela hipótese silábica.

Palavras-chave: Consciência fonológica, Conceptualizações infantis sobre a escrita, Aprendizagem da leitura.

 

 

ABSTRACT

This article tries to analyse the relationship between the development of phonological competence and the evolution of children´s conceptions about written language, in pré-syllabic children through two empirical studies. In the first one we used a training programme with the purpose of producing changes in the way children represent written language. The trainning was efficient since all the children progressed to a level that represents written language related to the syllabic hypothesis. Also the children that were submitted to this programme made progress in their phonological skills, most of all in their abilities to manipulate syllabic units. The second research is centered in a phonological training programme focused in the syllabic units. Through this training programme the children made significant progress in their phonological skills, but this programme had also implications in the way children represent written language, since their written productions became regulated by the syllabic hypothesis.

Key words: Phonological Awareness, Conceptions about written language, Reading acquisition.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Alegria, J., & Morais, J. (1989). Analyse segmentale et acquisition de la lecture. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L' apprenti le lecteur (pp. 173-196). Neuchatel-Paris: Delachaux et Niestlé.         [ Links ]

Alegria, J., Morais, J., & Content, A. (1987). Segmental awareness: Respectable, useful, and almost always necessary. Cahiers de Psychologie Cognitive, 5 (7), 514-519.

Bryant, P., & Bradley, L. (1987). Problemas de leitura na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

Bryant, P., Bradley, & Maclean, L. (1990). Rhyme and alliteration, phoneme detection, and learning to read. Developmental Psychology, 5 (7), 444-450.

Bryant, P., & Goswami, U. (1990a). Phonological skills and learning to read. Sussex: Lawrence Erlbaum Associates, Ltd.

Bryant, P., & Rego, L. (1993). The connection between phonological, syntactic ande semantic skills and children's reading and spelling. European Journal of Psychology of Education, 5 (3), 235-246.

Calfee, R. C. (1977). Assessment of individual reading skills: basic research and practical applications. In A. S. Reber, & D. L. Scarborough (Eds.), Toward a psychology of reading. New York: Erlbaum.

Delgado Martins, R., Prudêncio, C., Rebelo, D., Atalaia, L., Costa, C., Lacerda, C., & Namorado, L. (1978). Linguagem oral e ortografia. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.

Ferreiro, E. (1988). L' écriture avant la lettre. In H. Sinclair (Ed.), La production de notations chez le jeune enfant. Paris: Presses Universitaires de France.

Ferreiro, E., & Teberosky (1986). A psicogénese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.

Fox, B., & Routh, D. K. (1975). Analysing spoken language into words, syllabes and phonemes: A developmental study. Journal of Psycholinguistique Research, 4, 331-342.

Gombert, J. E. (1998). Le développement métalinguistique. Paris: Presses Universitaires de France.

Liberman, Y., & Liberman, A. (1992). Whole Language versus code emphasis: Underlayng assumptions and their implications for reading instruction. In P. Gough, L. Ehri, & R. Treiman (Eds.), Reading acquisition. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Lundberg, I. (1991). Phonemic awareness can be developed without reading instruction. In S. Brady, & D. Shankweiler (Eds.), Phonological processes in literacy. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Mann, V. (1989). Les habiletes phonologiques: predicteurs valides des futures capacites en lecture. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L' apprenti le lecteur (pp. 221-239). Neuchatel-Paris: Delachaux et Niestlé.

Martins, M. A. (1994). Pré-história da aprendizagem da leitura. Lisboa: ISPA.

Perfetti, C. (1989). Représentations et prise de conscience aus cours de l' apprenttissage de la lecture. In L. Rieben, & C. Perfetti (Eds.), L' apprenti le lecteur (pp. 61-84). Neuchatel-Paris: Delachaux et Niestlé.

Stanovich, K. (1987). Perspectives on segmental analyses and alphabetic literacy. Cahiers de Psychologie Cognitive, 5 (7), 514-519.

Treiman, R., & Baron, J. (1981). Segmental analyses: Development and relation to reading ability. In G. C. Mackinnon, & T. G. Waller (Eds.), Reading research: Advances in theory and practice, vol. III. New York: Academic Press.

Treiman, R. (1991). Phonological awareness and its roles in learning to read and spell. In D. Sawyer, & B. Fox (Eds.), Phonological awareness in reading. New York: Springer-Verlag.

Treiman, R. (1992). The role of intrasyllabic units in learning to read and spell. In P. Gough, L. Ehri, & R. Treiman (Eds.), Reading acquisition. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Treiman, R., & Zukowski, A. (1991). Levels of phonological awareness. In S. Brady, & D. Shankweiler (Eds.), Phonological processes in literacy. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Tumner, W., & Rohl, M. (1991). Phonological awareness in reading acquisition. In D. Sawyer, & B. Fox (Eds.), Phonological awareness in reading. New York: Springer-Verlag.

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e da Educação.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons