SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Aplicación de la teoría de las posiciones en el Test de RorschachDiferenças de sexo nas atribuições causais: Inconsistências e viés índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.15 n.2 Lisboa jun. 1997

 

Erro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: Dados empíricos e implicações educacionais (*)

 

Ana Cristina Sampaio (**)

Orlando Lourenço (***)

 

 

RESUMO

Este artigo apresenta um estudo empírico sobre o erro educacional fundamental (Lourenço, 1994) em contexto educativo e familiar. Os participantes foram 96 crianças (i.e., 48 do 1.º ano e 48 do 4.º ano de escolaridade), os seus professores (N=96) e os seus pais (N=192; i.e., 96 mães e 96 pais). Cada um dos participantes foi confrontado, primeiro, com histórias de transgressão e de adesão moral, pró-social e académica e solicitado, depois, a escolher entre sanccionar o protagonista da transgressão e elogiar o protagonista da adesão ou cumprimento da norma. Os resultados mostram (1) que o erro educacional fundamental foi cometido tanto pelas crianças como pelos seus educadores (i.e., pais, mães e professores); (2) que esse erro tende a aumentar com o nível de escolaridade da criança; (3) que esse erro é mais prevalente no domínio moral que nos domínios pró-social e académico; e (4) que mesmo no domínio académico, um domínio deaspiração por excelência, ocorre ainda uma forte componente de moralidade do dever (i.e., de erro educacional fundamental).

Palavras-chave: Moralidade do dever, Moralidade da aspiração, Erro educacional fundamental, Domínios moral, pró-social e académico.

 

 

ABSTRACT

This article presents an empirical study on the fun-damental-educational error. Participants were 96 children (i.e., 48 first-graders and 48 fourth-graders), their teachers (N=96) and their parents (N=192; i.e., 96 mothers and 96 fathers). Each participant was first presented with hypothetical scenarios involving both violations of, and adherences to, moral, prosocial and academic norms, and then asked to choose between sanctioning a negative or a positive act. The results showed (1) that the fundamental-educacional error was committed by both children and their teachers and parents; (2) that this type of error increased with chil-dren´s age; (3) that this kind of error was more prevalent in the moral than in prosocial and academic domains; and (4) that there were clear manifestations of the morality of duty (i.e., fundamental-education error) even in the academic domain, a domain judged to be a typical aspirational domain.

Key words: Morality of duty, Morality of aspiration, Fundamental-education error, Moral domain, Prosocial domain, Academic domain.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Battistich, V., Watson, M., Solomon, D., Schaps, E., & Solomon, J. (1991). The child development project: A comprehensive program for the development of prosocial character. In W. Kurtiness, & J. Gewirtz (Eds.), Handbook of moral behavior and development, vol.3. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum.         [ Links ]

Dienstbier, R., Hillman, D., Lehnhoff, J., Hillman, J., & Valkenaar, M. (1975). An emotion atribution approach to moral behavior: Interfacing cognitive and avoidance theories of moral development. Psychological Review, 82, 299-315.

Eisenberg, N. (1986). Altruistic emotion, cognition and behavior. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

Fuller, L. (1969). The morality of law (2nd ed.). New Haven, CT: Yale University Press.

Goodnow, J. (1984). Parent's ideas about parenting and development: A review of issues and recent work. In M. Lamb, A. Brown, & B. Rogoff (Eds.), Advances in development psychology, vol.3. Hills-dale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Goodnow, J. (1988). Parent's ideas, actions and feelings: Models and methods from developmental and social psychology. Child Development, 59, 286-320.

Hamilton, L., Blumenfeld, P., Akoh, H., & Miura, K. (1990a). Credit and blame among American and Japanese children: Normative, cultural and individual differences. Journal of Personality and Social Psychology, 54, 34-48.

Hamilton, L., Blumenfeld, P., Akoh, H., & Miura, K. (1990b). Japanese and American children's reasons for the things they do in school. American Educational Research Journal, 26, 545-571.

Hamilton, L., Blumenfeld, P., & Kushler, R. (1988). A questions of standards: Atributions of blame and credit for classroom acts. Journal of Personality and Social Psychology, 54, 34-48.

Hoffman, M. (1984). Parent discipline, moral internalization and development of prosocial motivation. In E. Staub., D. Bar-Tal, J. Karylowski, & J. Reykowski (Eds.), Development and maintenance of prosocial behavior. New York: Plenum Press.

Kohlberg, L. (1984). Essays on moral development: The psychology of moral development. San Francisco: Harper, & Row.

Liddell, C., Henzi, S., & Drew, M. (1987). Mothers, fathers and children in an urban park playground: A comparision of dyads and triads. Developmental Psychology, 23, 262-266.

Lourenço, O. (1989). É a ética do cuidado distinta da ética da justiça? Alguns dados empíricos em crianças de 7-8 anos. Psychologica, 2, 81-89.

Lourenço, O. (1991). Is the care orientation distinct from the justice orientation? Some empirical data in ten-to-eleven-year-old children. Archives de Psychologie, 59, 17-30.

Lourenço, O. (1992a). Dever, aspiração ou erro educacional fundamental? Psychologica, 7, 21-33.

Lourenço, O. (1992b). Erro educacional fundamental: Teoria, dados e implicações. Psicologia, 8, 385-392.

Lourenço, O. (1994). Portuguese children's judgments of moral, prosocial and academic norms: duty or aspiration? International Journal of Behavioral Development, 17, 367-381.

Lourenço, O., & Martins, M. (1994). Percepção de custos, construção de ganho e promoção da conduta pró-social em crianças pré-escolares. Revista Portuguesa de Pedagogia, 28, 203-228.

MacCoby, E., & Martin, J. (1983). Socialization in the context of the family: Parent-child interaction. In P. Mussen (Ed.), Handbook of child psychology, vol. 4. New York: John Wiley, & Sons.

Miller, J., Bersoff, D., & Harwood, R. (1990). Perceptions of social responsabilities in India and in the United States: Moral imperatives or personal decisions? Journal of Personality and Social Psychology, 58, 33-47.

Nucci, L., & Nucci, M. (1982). Children's responses to moral and social conventional transgressions. Child Development, 49, 400-407.

Nucci, L., & Turiel, E. (1978). Social interactions and the development of social concepts in preschool children. Child Development, 49, 400-407.

Nunner-Winkler, G. (1984). Two moralities? A critical discussion of an ethic of care and responsability versus an ethic of rights and justice. In W. Kurtiness, & J. Gewirtz (Eds.), Morality, moral behavior and moral development. New York: John Wiley, & Sons.

Palacios, J. (1990). Parents' ideas about development and education of their children. Answers to some questions. International Journal of Behavioral Development, 13, 137-155.

Sampaio, A. (1996). Erro educacional fundamental nos domínios moral, pró-social e académico: dados empíricos e implicações educacionais. Universidade de Coimbra (Tese de Mestrado, não publicada).

Siegal, M., & Barclay, M. (1985). Children's evaluation of father's socialization behavior. Developmental Psychology, 21, 1090-1096.

Smetana, J. (1981). Preschool chidren's conceptions of moral and social rules. Child Development, 52, 1333-1336.

Smetana, J. (1985). Preschool children's conceptions of transgressions: Effects of varying moral and convencional domain-related attributes. Developmental Psychology, 21, 18-29.

Weiner, B. (1985). An attributional theory of achievement, motivation and emotion. Psychological Review, 92, 548-573.

 

(*) Este artigo é baseado numa dissertação de mestrado em Ciências da Educação realizado pela primeira autora sob a orientação do segundo autor.

Agradecemos às crianças, pais e professores que tornaram possível este estudo.

(**) Escola Secundária de Sacavém.

(***) Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons