SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Introdução às abordagens fenomenológica e existencial em psicopatologia (II): As abordagens existenciaisO segundo erro de René Descartes: Diálogo e criatividade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.15 n.2 Lisboa jun. 1997

 

Intervenção terapêutica no autismo e nas psicoses precoces

 

M. J. Vidigal (*)

M. T. Guapo (**)

 

RESUMO

O Autismo é uma perturbação grave, caracterizado pela complexidade da sua etiopatogenia, sendo o objectivo deste trabalho traçar um Projecto de Intervenção Terapêutica que deverá ser bi-focal (criança, pais). No que diz respeito à criança, esta passará pela «maternagem» e/ou por um pequeno grupo, às quais se seguem, em tempos diferentes, de acordo com a evolução, outras terapias nomeadamente as de mediação, psicomotricidade, psicoterapia. São sumariamente apresentadas três vinhetas clínicas.

Palavras-chave: Autismo/psicoses precoces, estratégias terapêuticas, maternalização/outras.

 

 

ABSTRACT

This paper deals with the treatment of autistic children and their parents. Mothering therapy is presented, as well as other therapies, such as PACK, Psychomotricity, Psychotherapy and others. Three clinical examples are presented.

Key words: Autistic and early psychosis, strategy therapeutic, mothering therapy and so on.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Botella, C., Botella, S., & Haag, G. (1977). En deçà du suçotement. Revue Française de Psychanalyse, 5-6.         [ Links ]

Gillberg, C. (1990). Le traitement de l' autisme infantile. In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 164-180). Paris: Masson.

Gualtieri, C., Evans, R. W., & Patterson, D. R. (1987). The medical treatment of autistic people. In E. Schopler, & G. B.Mesibov (Eds.), Neurobiological issues in autism. New York: Plenum .

Haag, G. (1987). Petits groupes analytiques d' enfants autistes et psychotiques avec ou sans troubles organiques. Revue de Psychothérapie Psychanalitique de Groupe, 7-8, 73-87.

Haag, G. (1988). Quelques problèmes techniques et leurs rapports avec des données actuelles de l' investigation. Journal Psychanalyse de l' enfant, 5, 185-204.

Hochmann, J. (1990). L' autisme infantile: déficit ou défense? In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 33-55). Paris: Masson.

Houzel, D., & Haag, G. (1990). La place de la psychanalyse dans l' approche de l' autisme infantile. In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 73-106). Paris: Masson

Lafforg, P. (1993). Les ateliers thérapeutiques comme précurseurs des approches thérapeutiques de l' autisme et de la psychose. Hommage à Frances Tustin. Paris: Audit Éd.

Lebovici, S. (1990). L' autisme et les psychoses de l' enfant: a propos de leur traitement. In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 5-16). Paris: Masson.

Lelord, G. et col. (1990). Thèrapies pharmacologiques neurophsyologiques et psychoéducatives précoces dans l' autisme de l' enfant. In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 141-163). Paris: Masson.

Matos, A. C. (1979). Narcisismo e conflito edipiano. Jornal do Médico, 1842, 358-360.

Maltzer, D. (1975). Explorations in autism. Oxford: Clunie Press, 1991.

Misés, R. (1990). Éléments d' orientation dans le traitement des psychoses autistiques. In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 17-32). Paris: Masson.

Perron, R., & Ribas, D. (1994). Introduction. Monographies de la Revue Française de la Psychanalyse: Autismes de l' enfance. Paris: PUF.

Parquet, P. J., Bursztejn, C., & Golse, B. (1990). Introduction. In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 1-4). Paris: Masson

Schopler, E., Reichler, R., & Renner, B. (1986). The Childhood Autism Ratin Scale. New York: Irvington Publishers.

Sellin, B. (1994). Une âme prisonnière. Paris: Éd. Robert Laffont.

Schopler, E. (1996). Curso Teórico-prático de Avaliação e Intervenção no Autismo. III Seminário de Desenvolvimento da associação de Saúde Infantil de Coimbra.

Tustin, F. (1990). Autisme et protection. Paris: Seuil, 1992.

Wing, L. (1990). L' approche éducative. In Soigner, éduquer l' enfant autiste? (pp. 107-126) Paris: Masson.

 

(*) Psicanalista e Psiquiatra da Infância e da Adolescência do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia.

(**) Educadora Especializada do Departamento de Pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons