SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1A hipótese de estudo determina a anális e estatística: Um exemplo com o modelo ANOVA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Psicológica

versão impressa ISSN 0870-8231

Aná. Psicológica v.15 n.1 Lisboa mar. 1997

 

Utilização de modelos lineares em designs pré-teste e pós-teste - Grupo único e experimental versus controlo

 

Glória Ramalho (*)

 

RESUMO

Existem muitas abordagens para a formulação e análise de problemas de investigação. Uma dessas abordagens, os Modelos Estatísticos Lineares Gerais (Ward & Jennings 1979; Jennings & Ward 1975; Jennings 1988a, 1988b), mostra ser poderosa e efectiva na resposta a muitos destes problemas. Neste artigo apresentamos sumariamente a razão de ser desta alternativa e elaboramos duas aplicações concretas envolvendo medidas repetidas: a primeira correspondendo a um único grupo de sujeitos na qual se revela como um instrumento mais adequado do que as técnicas convencionais para responder às questões de investigação em jogo; a segunda relativa a dois grupos - grupo experimental e grupo de controlo.

 

Palavras-chave: Medidas repetidas, Modelos lineares, Designs préteste-pósteste.

 

 

ABSTRACT

There is currently a large number of approaches to formulate and analyze research problems. One of such approaches, General Linear Statistical Models, is an effective and powerful answer to many of these problems.

In this paper we present an overview of this approach´s rational and two examples of its aplication, both involving repeated measures: i) one group pre-test-posttest design; ii) experimental versus control group pretest-posttest design.

 

Key words: Repeated measures, Linear models, Pretest-posttest designs.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

REFERÊNCIAS

Cohen, L., & Gelber, E. (1975). Infant visual memory. In L. Cohen, & P. Salapatek (Eds.), Infant perception: from sensation to cognition, Vol. I. New York: Basic Books.         [ Links ]

Hays, W. (1994). Statistics. Fortworth: Harcourt Brace College Publications.

Huck, & McLean (1975). Using a repeated measures ANOVA to analyse data from a pretest-posttest design: A potentially confusing task. Psychological Bulletin, 82, 511-518.

Jennings, E. (1988a). Models for pretest-posttest Data: Repeated measures ANOVA revisited. Journal of Education Statistics, 13 (3), 273-280.

Jennings, E. (1988b). Analysis of covariance with nonparallel regression lines. Journal of Experimental Education, 56 (3), 129-134.

Jennings, E., & Ward, J. (1972). Logical steps in the creation and manipulation of fixed effects linear models. Comunicação apresentada no 1972 Annual Meeting of the American Educational Research Association, Chicago, Illinois, April 5, 1972.

Ward, J., & Jennings, E. (1979). Introduction to linear models. Englewood Cliffs: N.J. Prentice-Hall.

 

(*) Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons