SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Cork Oak Woodlands on the Edge: Ecology, adaptive management, and restoration índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Silva Lus. vol.19 no.1 Lisboa  2011

 

Feira Ligna Hanôver 2011

 

Abel Martins Rodrigues, Investigador Auxiliar - INIA/INRB, IP

 

Ocorreu entre os dias 30 de Maio e 3 de Junho a Feira Ligna Hannôver 2011, certame internacional visando a apresentação integrada das tecnologias mais recentes de toda a gama de indústrias florestais. O evento foi realizado pela empresa Deutsche Messe AG, fundada em 1947 para a organização de iniciativas deste género. A Silva Lusitana, à semelhança do sucedido na edição da Feira de 2009, representada pelo Dr. Abel Rodrigues, foi convidada para a apresentação do evento em conferência de imprensa em Madrid a 8 de Fevereiro passado. O número de visitantes da Ligna Hannôver 2011 foi de 90000, provenientes de 90 países, um acréscimo de 13% relativamente à edição anterior.

A Ligna Hannôver é uma plataforma única, a nível mundial, de comunicação entre entidades representativas de oferta e procura das fileiras florestais, abarcando um espectro do sector florestal à escala mundial em que se encontram os sectores produtivos de silvicultura e a indústria madeireira. Foram expostas maquinaria e produtos relativos às tecnologias de silvicultura, tecnologias de serração, processamento de madeira maciça, fabrico da matéria-prima e de contraplacados e indústrias de madeira.

A edição de 2011 centrou-se nos sectores das construções leves, tendo como objectivo uma combinação entre design e leveza na produção de mobiliário. Neste âmbito, no segundo e terceiro dias da feira foi realizada, pelo Technical Conference Management austríaco, uma Conferência Internacional: "Think Light - International Conference on Lightweight Panels". Nessa conferência foram abordados temas como possibilidades de comercialização, produção, preparação e transformação das placas, assim como as características físicas e a aceitação de materiais leves junto ao consumidor. Ocorreu também uma exposição sobre o tema, com presença de empresas de maquinaria e de subcontratação, com acções de demonstração da montagem de um móvel em construção leve. Outra área de focalização foi a relativa ao revestimento de superfícies de soalhos em madeira, numa óptica de design personalizado através de novos materiais. O terceiro tema principal da Feira foi o relativo a novas tecnologias de produção e utilização sustentável de bioenergia da madeira.

Entre outras iniciativas, foi realizado o 3º Forum Internacional Económico e de Exportação BBE/VDMA (Gabinete de Informação para o Comércio Retalhista/Associação Alemã dos Construtores de Máquinas e Instalações) relativo a temas respeitantes a edificação e desenvolvimento de mercados internacionais de bioenergia. No âmbito da Feira, foi também realizado o Congresso "Silvicultura e exploração florestal sustentável - um pressuposto para um crescimento inteligente, sustentável e integrativo da Europa".

Outras acções dinamizadas estiveram associadas ao "Ano Internacional da Floresta" através da "Conferência Internacional do Futuro", organizada pela Deutsche Messe AG e pelo Ministério da Agricultura da Baixa Saxónia. Esta conferência foi destinada a decisores do sector da silvicultura e da indústria da madeira a nível mundial, tendo como objectivo o fomento da criação de redes e de transferência de know-how.

A Ligna Hannôver 2011 também apresentou o projecto "IN2WOOD" EU, inovação e investigação científica, envolvendo 13 projectos associados de seis regiões florestais europeias, que estão a desenvolver um plano estratégico de acções inovadoras no sector da madeira, relativo à criação de novos sistemas de gestão de florestas, utilização sustentável em termos energéticos da madeira como material e optimização da logística e criação de sistemas de informação.

A conferência "Sustainability in the Forestry and Wood Industries as a Key to Building an Intelligent Europe" constituiu um forum sobre a silvicultura e indústria florestal que permitiu debater os desafios das alterações climáticas e formular novas estratégias, para manter e incrementar a competitividade do sector florestal a nível europeu.

Durante os cinco dias de duração do evento, 1765 expositores de 52 países apresentaram os seus produtos e serviços numa área total de 130000m2. Além da Alemanha, os países mais representados foram  a Itália, Áustria, Espanha, China, Suiça, Dinamarca, Turquia e Holanda. Os expositores nacionais no certame foram as empresas de indústria de madeira e equipamentos Frezite - Ferramentas de Corte S.A., Mida - Máquinas Industriais do Ave, S.A., Silvino Lindo Ibérica, S.A., Ventil Bioenergia de Madeira, e Ventilações Moura, Lda.