SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1DNA Fingerprinting in Plants: Principles, Methods and Applications índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Silva Lus. v.14 n.1 Lisboa jun. 2006

 

F.D. Santos, K. Forbes & R. Moita (editores), 2002

Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures. SIAM Project - 1ª edição.

Gradiva Publicações, L.da, 454 pág., Depósito legal: 181 782/2002. Preço: 38 €.

 

Esta obra apresenta os resultados da primeira avaliação dos potenciais impactos das mudanças climáticas antropogénicas, a nível biofísico, económico e social, concretamente sobre os recursos hídricos, zonas costeiras, agricultura, florestas, pescas vários sectores socioeconómicos, energia e saúde, bem como das medidas de adaptação e mitigação dos efeitos adversos de tais mudanças, em Portugal Continental, ao longo do século XXI. A avaliação, integrada na primeira fase do Projecto SIAM (SIAM I), foi realizada de 1999 a 2001, por equipas multidisciplinares, de diferentes áreas de investigação científica, com base em cenários climáticos elaborados com Modelos Climáticos de Circulação Geral (GCMs) e Regionais (RCMs).

O livro está estruturado em 11 capítulos, dos quais o primeiro é a introdução, e cada um dos restantes 10 contém a constituição da equipa, o sumário, os métodos, os resultados, as conclusões e as referências bibliográficas do estudo efectuado. No final encontra-se a lista de siglas e abreviaturas usadas no livro. Na Introdução (capítulo 1) são abordados os conceitos de mudança climática, adaptação, mitigação, e as causas das alterações no clima da Terra. Outro aspecto abordado relaciona-se com a incerteza inerente ao método de simulação com modelos, a partir do qual se fazem as projecções das alterações no clima futuro.

Os estudos estão apresentados do seguinte modo: - O clima de Portugal no século XX e os cenários climáticos (capítulo 2) da responsabilidade da equipa liderada por P. Miranda, F. Coelho, A. Tomé & M. Valente; - Cenários socioeconómicos da autoria de P. Barata (capítulo 3); - Análise sociológica efectuada por J. Ferreira de Almeida, P. Pott & F. Lourenço (capítulo 4); - Recursos hídricos avaliados por L. Cunha, R. Oliveira & V. Nunes (capítulo 5); - Zonas costeiras (capítulo 6) da autoria do grupo liderado por C. Andrade & M. Freitas; - Agricultura (capítulo 7) elaborada por P. Pinto & A. Brandão; - Saúde (capítulo 8) estudada por E. Casimiro & J. Calheiros;- Energia (capítulo 9) elaborada pelo grupo liderado por R. Aguiar; - Florestas e biodiversidade (capítulo 10) da autoria da equipa constituída por J. Santos Pereira, A. V. Correia; A. P. Correia, M. Branco, M. Bugalho, M. Caldeira, C. Cruz, H. Freitas, A. Oliveira, J. Pereira, R. Reis & M. Vasconcelos. As pescas (capítulo 11) foram avaliadas pela equipa formada por C. Reis, M. Dornelas, R. Lemos & R. Santos.

Este livro revela os resultados do trabalho notável realizado em Portugal, durante a primeira fase do Projecto SIAM, comparável ao trabalho feito por equipas internacionais e publicado pelo Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC). O conteúdo tem interesse para especialistas das diferentes matérias avaliadas, professores, investigadores, técnicos, empresários e estudantes. É particularmente útil para os Decisores Políticos, a quem compete definir a legislação bem como as medidas necessárias, para que Portugal possa cumprir as exigências estabelecidas no Protocolo de Quioto para os países da União Europeia, tal como escreve no prefácio do livro, o ex- Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio.

 

Carla Matos Nóbrega

Assistente de investigação

Estação Florestal Nacional