SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Modern Genetics Analysis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Silva Lus. v.12 n.2 Lisboa dez. 2004

 

Lincoln Taiz & Eduardo Zeiger, 2002

Plant Physiology – 3ª edição

Sinauer Associates, Inc., Massachusetts, 690 pág. Preço: 67,97€ (em Junho de 2003). ISBN 0-87893-823-0

 

A terceira edição de Fisiologia Vegetal foi elaborada com base nos novos desenvolvimentos da ciência das plantas. Está estruturada em três grandes unidades e 25 capítulos. Contém ainda um glossário e dois índices, um de autores e o outro de temas. A Unidade I - Absorção e translocação de água e solutos – começa com a água e células das plantas (capítulo 3); o balanço hídrico da planta (capítulo 4); nutrição mineral (capítulo 5) e translocação de solutos (capítulo 6). A Unidade II – Bioquímica e metabolismo – engloba a matéria relacionada com a fotossíntese e translocação dos fotoassimilados (capítulos 7, 8, 9 e 10); respiração e metabolismo dos lípidos (capítulo 11); assimilação de nutrientes minerais (capítulo 12) e os mecanismos de defesa das plantas contra agentes patogénicos (capítulo 13).

A Unidade III abrange os aspectos da fisiologia do crescimento e desenvolvimento das plantas, incluindo a estrutura, biogénese e expansão da parede celular (capítulos 15 e 16); o papel do fitocromo (capítulo 17); os reguladores hormonais do crescimento das plantas, nomeadamente as auxinas (capítulo 19), giberelinas (capítulo 20), citocininas (capítulo 21) e etileno (capítulo 22); a participação do ácido abscísico na regulação da dormência dos gomos, maturação das sementes e resposta da planta ao stresse hídrico (capítulo 23); o controlo da floração (capítulo 24) e a fisiologia do stresse (capítulo 25).

Esta obra está escrita de um modo claro, preciso, perfeito e documentada com excelentes figuras e fotografias, tornando-a particularmente atractiva para fisiologistas vegetais, bem como para especialistas noutras matérias e estudantes.

 

Carla Matos Nóbrega

Assistente de investigação

EFN