SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2When Cells Die índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Silva Lusitana

versão impressa ISSN 0870-6352

Silva Lus. v.9 n.2 Lisboa dez. 2001

 

Peck, Tim (2001).

The international timber trade

Woodhead Publishing Limited, Abington, Cambridge CB1 6AH, England, 336 páginas (Preço: 210 €) ISBN 1-85573-190-8.

 

A madeira e os produtos derivados são essenciais para muitas áreas da economia mundial. Porém, até agora, não existia um compêndio de referência sobre madeiras e derivados que oferecesse uma visão global estratégica da indústria, de modo a tornar compreensível a cadeia do mercado desde a floresta até ao consumidor.

The international timber trade dá uma panorâmica detalhada de todo o comércio de madeiras e produtos derivados.

O livro está estruturado em 3 secções.

A primeira, capítulos 1 a 3, começa por dar uma perspectiva histórica e uma visão global dos recursos florestais no mundo, para de seguida examinar as propriedades das madeiras, os tipos de produtos, as tendências da produção e do consumo e as utilizações.

Os capítulos 4, 5 e 6, da segunda secção, examinam o papel das indústrias de madeiras e de produtos derivados na economia global e fornecem uma vista geral do comércio mundial, bem como uma análise detalhada dos principais modelos comerciais e tendências, tanto a nível intercontinental como intra-regional.

A terceira secção, capítulos 7 a 10, trata da estrutura comercial, do mercado e respectivas características, dos factores ambientais que afectam o comércio, incluindo sustentabilidade e certificação, desperdícios e reciclagem, energia e mudança climática, e ainda apresenta uma perspectiva da indústria no Século XXI.

The international timber trade é uma referência preciosa para muitos técnicos, incluindo os profissionais envolvidos na indústria e comercialização de madeiras, a comunidade financeira com interesse no sector e os trabalhadores de organizações internacionais de desenvolvimento e de organizações não governamentais de nível nacional e internacional, e também para os governantes e seus conselheiros com responsabilidades nas políticas do sector, e professores e estudantes de engenharia florestal e cursos afins.

O Autor é licenciado em Ciências Florestais pela Universidade de Oxford e tem uma experiência de mais de 40 anos sobre o sector florestal e suas indústrias, a nível internacional. Primeiro trabalhou com um grupo de gestão florestal, no Reino Unido, e em seguida na Agriculture and Timber Division da FAO/ECE, em Genebra, onde foi durante muitos anos o responsável pela análise dos mercados de produtos florestais da Europa e América do Norte, antes de assumir a direcção da Divisão responsável pelas actividades da FAO/ECE no sector das florestas e das indústrias florestais, da Europa e América do Norte. Recentemente foi presidente do Conselho de Administração do Instituto Florestal Europeu, sediado na Finlândia, durante os cincos anos da implantação. Tim Peck escreveu extensivamente acerca de silvicultura e de mercados de produtos florestais e obteve o grau de Mestre em Ciências Florestais pela Universidade da Colúmbia Britânica.

 

Dario Reimão

Investigador Auxiliar

EFN