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Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Corros. Prot. Mater. v.28 n.4 Lisboa dez. 2009

 

O túmulo de D. Afonso de Portugal (séc. XV) – proteger para conservar

Rui Borges[1], Ana Cardoso[2], Ana Mesquita e Carmo[2], Belmira Maduro[2], Maria José Oliveira[2], Isabel Ribeiro[2], Ana Isabel Seruya[3], Rui J. C. Silva[4] e Isabel Tissot [5]

 

RESUMO

Este trabalho trata da conservação de uma das peças mais importantes da Tumulária medieval portuguesa – o Túmulo de D. Afonso de Portugal (1390-1400), filho primogénito do Rei D. João I.

O conjunto tumular, jacente, arca e baldaquino, é constituído por elementos em cobre, revestidos por uma camada de ouro ou de prata, fixos a uma estrutura de madeira. As técnicas de decoração – douragem a fogo e prateação por amálgama – foram utilizadas como revestimentos do substrato de cobre, tendo uma dupla função, decorativa e protectora. Consideram-se os problemas de alteração e conservação destes revestimentos e as opções adoptadas na aplicação de uma camada de protecção durante a intervenção da peça considerando o seu local de exposição, a Sé de Braga, forte condicionante para a preservação do Túmulo a longo tempo.

Palavras-chave: Conservação e Restauro, Douragem e Prateação por Amálgama Protecção, Ceras Naturais

 

 

The Tomb of D. Afonso of Portugal (15th century) – Protect to conserve

ABSTRACT

The present work concerns the conservation of the Tomb of D. Afonso de Portugal (1390-1400), the first born of King D. João I, a major work of art from the Portuguese medieval period.

The tomb set - ark, effigy and baldachin – is composed by gilded and silvered copper plates fixed to a wooden structure. The techniques of decoration - the fire gilding and amalgam silvering - were used as coatings of the copper substrate, having a dual function - decorative and protective. It is emphasize the alteration and conservation issues of these coatings and the solutions adopted in the application of a protective layer during the Tomb conservation, considering the exhibition place, the Cathedral of Braga, a strong constraint to preserve the object for long period of time.

Key-words: Conservation and Restoration, Gilding and Silvering Amalgam, Protective Coatings, Natural Waxes

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Referências

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[1] Rua Paulo da Gama nº4, 1400-267 Lisboa, tel.919339733, ruicamaraborges@sapo.pt

[2] Instituto Português de Conservação e Restauro, Rua das Janelas Verdes, 37, 1249-018 Lisboa, Portugal, tel. 213934200, anamacardoso@yahoo.com, amesquitaecarmo@yahoo.com, belmiramaduro@gmail.com, mariaoliveira@imc-ip.pt, isabelribeiro@imc-ip.pt

[3] Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Gama Pinto, 2, 1649-003 Lisboa, Portugal, tel. 21 7950790, anaseruya@gmail.com

[4] CENIMAT/I3N, Campus da FCT/UNL, Quinta da Torre, 2829-516 Caparica, Portugal, rjcs@fct.unl.pt

[5] Archeofactu – Arqueologia e Arte, lda. Rua do Cerrado das Oliveiras nº14 2º Dto, 2610-035 Amadora, Portugal, tel. 213643005, isabel.tissot@archeofactu.pt

 

Artigo submetido em Setembro de 2009 e aceite Outubro de 2009