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Corrosão e Protecção de Materiais

versão impressa ISSN 0870-1164

Corros. Prot. Mater. v.26 n.1 Lisboa  2007

 

Breve História das Tintas Antivegetativas

Elisabete Almeida(1) (*), Teresa Diamantino (2), Orlando de Sousa (3)

Artigo submetido em Abril de 2006 e aceite em Julho de 2006

 

Resumo

Neste trabalho, os autores apresentam uma panorâmica geral sobre as tintas antivegetativas. Após a conveniente localização destas tintas no esquema de protecção anticorrosiva das obras vivas dos navios e / ou outras estruturas móveis, fazem uma síntese dos principais tipos de produtos antivegetativos usados ao longo dos tempos, até aos nossos dias. Complementarmente, sistematizam as principais tipologias dos organismos vivos que se fixam nas obras vivas das embarcações e referem alguns tipos de fauna e flora predominantes em duas regiões da Ibero-América. Abordam também, ainda que sumariamente, os principais mecanismos básicos de funcionamento dos diferentes tipos de tintas antivegetativas. Finalmente, referem algumas das principais linhas de investigação actualmente em curso, no domínio da luta contra a fixação dos organismos marinhos nos cascos dos navios.

Palavras-chave: Protecção de Navios, Obras Vivas de Navio, Tintas Marítimas, Tintas Antivegetativas, Organismos Marinhos

 

 

Brief History of Antifouling Paints

 Abstract

In this work the authors present a general overview of maritime paints, paying particular attention to the case of antifouling paints. After locating these paints in the anticorrosive protection systems used on the underwater parts of ships and/or other moving structures, a summary is made of the main types of antifouling products used through history up to the present time. This is complemented by an assessment of the main types of living organisms that fix themselves to the underwater parts of ships, mentioning a number of families of fouling predominant in two regions of Ibero-America. Consideration is also briefly made of the main basic mechanisms by which the different types of antifouling paints work. Finally, a number of actual research lines on antifouling technologies are mentioned.

Keywords: Ships Protection, Underwater Parts of Ships, Marine Paints, Antifouling Paints, Fouling

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

REFERÊNCIAS

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(1) (*) A quem a correspondência deve ser enviada elis.almeida@netcabo.pt

(2) INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, I. P., Estrada do Paço do Lumiar, 1639-038 Lisboa, Portugal; teresa.diamantino@ineti.pt

(3) Hempel Portugal, Vale de Cantadores, 2951-501 Palmela, Portugal; ops@pt.hempel.com