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Análise Social
versión impresa ISSN 0003-2573
Anál. Social n.198 Lisboa 2011
Representações das masculinidades hegemónicas e subalternas no cinema**
Celso Vitelli*
* Universidade Luterana do Brasil, Avenida General Barreto Viana, 1065, ap. 505, 91330-630 Porto Alegre/RS Brasil. e-mail: cevit@terra.com.br
Resumo
Este artigo discute parte da teoria proposta por Robert Connell sobre masculinidades, relacionando-a com situações do filme Crash, de Paul Haggis. Analisam-se as diferentes masculinidades apresentadas no filme (hegemónica e subalterna) e as suas relações com o poder, incluindo a cultura da imagem, especificamente na linguagem do cinema.
Palavras-chave: masculinidades; cinema; Crash; educação; Robert Connell.
Representations of masculine hegemony and subalterns in the cinema
Abstract
This article discusses part of the theory proposed by Robert Connell regarding masculinity as portrayed in the film Crash, by Paul Haggis. We analyze two forms of masculinity in the film (hegemonic and subaltern) and their relationships to power, including the culture of the image, specifically, the language of film.
Keywords: masculinities; cinema; Crash; education; Robert Connell.
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Recebido para avaliação a 01-09-2009. Aceite para publicação a 20-01-2010.