SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número186Fecundidade das populações e das gerações em Portugal, 1960-2005Conceito de parceria: três projectos locais de promoção do emprego índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.186 Lisboa jan. 2008

 

Produção e reprodução da ciência nos museus portugueses

Ana Delicado*

 

Os museus científicos são fundamentalmente espaços onde a ciência é exibida e disseminada a um público leigo. No entanto, como se demonstra ao longo deste artigo, vários museus científicos portugueses exercem também funções de produção e reprodução da ciência através de actividades de ensino e formação de cientistas e de investigação científica.

Palavras-chave: museus; ciência; investigação; ensino.

 

Science museums are essentially spaces where science is exhibited and disseminated to a lay public. However, as this article demonstrates, several Portuguese science museums also produce and reproduce science, through teaching and training activities for scientists, and through scientific research.

Keywords: museums; science; research; teaching.

 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

 

Bibliografia

Alexander, E. P. (1979), Museums in motion, Nashville, ASLH Press.         [ Links ]

Ames, M. (1992), Cannibal tours and glass boxes: the anthropology of museums, Vancouver, University of British Columbia Press.

Andrade, P., et al. (2003), «Os públicos da musealidade da ciência: a XIV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis de Lisboa», in Atalaia-Intermundos, n.os 12-13, pp. 61-88.

Arnold, K. (1996), «Presenting science as product or as processes: museums and the making of science», in S. Pearce (ed.), Exploring science in museums, Londres, The Athlon Press, pp. 57-78.

Bergeron, A. (1995), «Chercheur et muséologue, quelques conséquences d'une double appartenance», in Musées et recherche, Paris, OCIM, pp. 85-93.

Bourdieu, P. (1975), «La spécificité du champ scientifique et les conditions sociales du progrès de la raison», in Sociologie et sociétés, vol. vii, n.º 1, pp. 91-117.

Brigola, J. C. (2003), Colecções, gabinetes e museus em Portugal no século xviii, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Callon, M., et al. (2002), «Qu'en pensent les citoyens?», in Sciences humaines, n.º 124, pp. 44-47.

Caraça, J. (2001), O que é a Ciência, Coimbra, Quimera.

Casaleiro, P. (2000), «Os visitantes dos museus e os média da ciência», in M. E. Gonçalves (ed.), Cultura científica e participação pública, Oeiras, Celta, pp. 303-317.

Davallon, J. (1995), «Introduction: musées et muséologie», in Musées et recherche, Paris, OCIM, pp. 245-256.

Dias, N. (2001), «Does anthropology need museums? Teaching ethnographic museology in Portugal thirty years later», in M. Bouquet (ed.), Academic anthropology and the museum, Nova Iorque, Berghahn Books, pp. 92-104.

Doughty, P. S. (1996), «Museums and geology», in S. Pearce (ed.), Exploring science in museums, Londres, The Athlon Press, pp. 5-28.

Durant, J. (2004), «The challenge and opportunity of presenting `unfinished science'», in D. Chittenden et al. (eds.), Creating connections: museums and the public understanding of research, Walnut Creek, Altamira Press, pp. 47-60.

Einsiedel, A. A., e Einsiedel, E. F. (2004), «Museums as now: diversifying approaches to engaging publics in research», in D. Chittenden et al. (eds.), Creating connections: museums and the public understanding of research, Walnut Creek, Altamira Press, pp. 73-86.

Fehlhammer, W. P. (2000), «Communication of science in the Deutsches museum», in S. Lindquist (ed.), Museums of modern science, Canton, Watson Publishing International, pp. 17-27.

Gil, F. B. (1993), «Museus de ciência e técnica», in M. B. Rocha-Trindade (ed.), Iniciação à museologia, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 245-256.

Irwin, A. (1998), Ciência cidadã, Lisboa, Ed. Piaget.

Knorr-Cetina, K. (1981), The manufacture of knowledge, Oxford, Pergamon Press.

Lewenstein, B. V., e Allison-Bunnel, S. (1998), «Au service simultané du public et des scientifiques», in B. Schiele e E. Koster (eds.), La révolution de la muséologie des sciences, Lyon, Presses Universitaires de Lyon, pp. 159-173.

Miles, R., e tout, A. (1998) «Exhibitions and the public understanding of science», in J. Durant (ed.), Museums and the public understanding of science, Londres, Science Museum, pp. 27-33.

Paola, Chris (2004), «Improving public understanding of scientific research: a view from the research side», in D. Chittenden et al. (eds.), Creating connections: museums and the public understanding of research, Walnut Creek, Altamira Press, pp. 145-152.

Pereira, F. B. (2004), «Património imaterial e programação museológica», in O papel dos Museus na preservação do património imaterial, Barcarena, Fábrica da Pólvora.

Stocking, G. (1985), «Essays on museums and material culture», in Objects and others, essays on museums and material culture, Madison, University of Wisconsin, pp. 3-14.

Van Praët, M., e Fromont, C. (1995), «Eléments pour une histoire des musées d'histoire naturelle en France», in Musées et recherché, Paris, OCIM, pp. 55-70.

Yahya, I. (1996), «Mindful play or mindless learning? Modes of exploring science in museums», in S. Pearce (ed.), Exploring science in museums, Londres, The Athlon Press, pp. 123-147.

Wagensberg, J. (2000), «In favour of scientific knowledge: the new museums», in S. Lindquist (ed.), Museums of modern science, Canton, Watson Publishing International, pp. 129-138.

 

* Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons