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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.176 Lisboa out. 2005

 

Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos

Fernando Luís Machado*

Ana Raquel Matias**

Sofia Leal**

 

Neste artigo analisamos dados de um projecto de investigação no âmbito do qual se realizou, em 2004, um extenso inquérito por questionário a 1000 jovens descendentes de imigrantes dos PALOP. Conclui-se que os seus resultados escolares são muito parecidos com os dos jovens em geral e que os factores de desigualdade social diferenciam notoriamente esses resultados. Contrariamente ao reducionismo multiculturalista, defende-se que as questões colocadas pelos novos públicos escolares envolvem combinações complexas de «velhas» e «novas» formas de desigualdade social e diferença cultural.

Palavras-chave: Multiculturalismo, Imigrantes africanos, Rendimento escolar, Aproveitamento escolar, Desigualdades sociais, Ensino

 

Inégalités sociales et différences culturelles: les résultats scolaires des enfants d’immigrés africains

Cet article analyse les données d’un projet de recherche dans le cadre duquel a été réalisée, en 2004, une vaste enquête par voie de questionnaire à 1000 jeunes descendants d’immigrés des PALOP. On en conclut que leurs résultats scolaires sont très semblables à ceux de la généralité des jeunes et que les facteurs d’inégalité sociale différencient notoirement ces résultats. A l’inverse du réductionnisme multiculturaliste, les auteurs défendent que les questions soulevées par les nouveaux publics scolaires renferment des combinaisons complexes de «vieilles» et «nouvelles» formes d’inégalité sociale et de différence culturelle.

 

Social inequality and cultural differences: school results of the children of African immigrants

In this article we analyze the data from a research project carried out in 2004 which involved a survey (questionnaire) of 1000 young people descended from parents originating in the PALOP (countries whose official language is Portuguese). We conclude that their school results are very similar to those of young people in general and that social inequality factors are a key differentiator of those results. Going against the grain of multiculturalist reductionism, we argue that the issues raised by the new school population involve complex arrangements of «old» and «new» forms of social inequality and cultural difference.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

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* Departamento de Sociologia e CIES, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

** CIES, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

 

 

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