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Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.176 Lisboa out. 2005

 

A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas

Maria Alice Nogueira*

 

Este artigo trata do aparecimento de um novo objeto de análise na sociologia da educação e de novos processos sociais envolvendo a relação entre as famílias usuárias e a instituição escolar. Na primeira parte aborda-se o desenvolvimento das problemáticas sociológicas e as novas tendências no tratamento da questão. Na segunda examinam-se as modificações sofridas pela família e pelo sistema escolar contemporâneos naquilo que diz respeito à relação entre eles. Ao final sinalizam-se as grandes tendências que se esboçam no cenário das interações entre os pais e a escola.

Palavras-chave: Sociologia da educação, Família, Educação, Educação escolar, Escola, Sistema escolar

 

La relation famille-école dans la contemporanéité: phénomène social/interrogations sociologiques

L’article traite de l’apparition d’un nouvel objet d’analyse dans la sociologie de l’éducation et des nouveaux processus sociaux qui engagent la relation entre familles usagères et institution scolaire. La première partie aborde le développement des problématiques sociologiques et les nouvelles tendances dans le traitement de la question. La deuxième examine les modifications subies par la famille et par le système scolaire contemporain en ce qui concerne leur relation mutuelle. Pour terminer, l’article signale les grandes tendances qui s’ébauchent dans le panorama des interactions entre parents et école.

 

Contemporary family-school relationships: social phenomenon/sociological interrogations

This article deals with the emergence of a new object of study in the sociology of education and with the new social processes involving the relationship between user families and the school institution. Part one looks at the development of the sociological issues and new tendencies in handling them. Part two looks at the changes which the modern family and school system have undergone in terms of their relationship. The article concludes by looking at the major emerging trends in the interaction of parents and schools.

 

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* Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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