SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número171Padrões de vida na velhiceHistoriografia, biografia e ética índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Análise Social

versão impressa ISSN 0003-2573

Anál. Social  n.171 Lisboa jul. 2004

 

Desigualdades sociais e representações das diferenças entre os sexos **

Gabrielle Poeschl*, Cláudia Múrias* e Eleonora Costa*

Este artigo resume o debate académico sobre as diferenças entre os sexos e apresenta as opiniões recolhidas a este respeito através de entrevistas semiestruturadas. A relação estabelecida na literatura entre posições sociais e traços de personalidade parece ausente das representações dos inquiridos, mas a justaposição dos seus discursos permite compreender a forma como cada grupo contribui para a manutenção da ordem social.

Palavras-chave: desigualdades sociais, representações sociais, sexos, papeis sociais

Inégalités sociales et représentations des différences entre les sexes

Le propos de cet article est de résumer le débat académique sur les différences entre les sexes, et transmet également les opinions recueillies à ce sujet au moyen d’interviews semi-structurés. Les hommes s’expriment principalement sur les différences inter-individuelles et les femmes sur les différences de positions dans la sphère publique; en évoquant la sphère privée, les célibataires mettent l’accent sur la division des rôles parentaux et les personnes mariées sur la répartition des tâches ménagères. Le rapport établi dans la littérature entre positions sociales et traits de personnalité n’apparaît pas dans les représentations des enquêtés, mais la juxtaposition de leurs discours nous permet de comprendre la façon dont chaque groupe contribue au maintien de l’ordre social.

 

Social inequalities and representations of differences between the sexes

This article summarises the academic debate on differences between the sexes and describes the opinions gathered on this by means of semi-struc-tured interviews. Men give expression mainly to differences between individuals and women mainly to different positions in the public sphere; in evoking the personal sphere, unmarried men focus on the division of parental roles and married couples focus on the division of housework. The established relationship in the literature, between social position and personality traits, seems to be lacking in the representations of those interviewed, but the juxtaposition of their arguments enables us to understand the way each group contributes to the maintenance of social order.

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text only available in PDF format.

 

Bibliografia

AMÂNCIO, L. (1994), Masculino e Feminino: A Construção Social da Diferença, Porto, Edições Afrontamento.         [ Links ]

AMÂNCIO, L. (2001), «O género na psicologia: uma história de desencontros e de rupturas», in Psicologia, vol. XV (1), pp. 9-26.

BAKAN, D. (1966), The Duality of Human Experience, Chicago, Rand McNally.

BAUMEISTER, R. F. (1988), «Should we stop studying sex differences altogether?», in American Psychologist, 43, pp. 1092-1095.

BELOTTI, E. G. (1973), Du côté des petites filles. Paris, Éditions des Femmes.

BEM, S. L. (1993), The Lenses of Gender, New Haven, CT, Yale University Press.

BRAND, C. (1995), «Modern phrenology at its best», in Cahiers de psychologie cognitive, 14 (5).

BROWN, R. (1988), Group Processes. Dynamics within and between Groups, Oxford, Blackwell.

BUSS, D. M. (1992), «Mate preference mechanisms: consequences for partner choice and intrasexual competition», in J. H. Barkow, L. Cosmides e J. Tooby (eds.), The Adapted Mind. Evolutionary Psychology and the Generation of Culture, Nova Iorque, Oxford University Press, pp. 249-266.

CHODOROW, N. (1978), The Reproduction of Mothering: Psychoanalysis and the Sociology of Gender, Berkeley, University of California Press.

CICCHELLI-PUGEOT, C., e CICCHELLI, V. (1998), Les théories sociologiques de la famille, Paris, Editions La Découverte.

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS (1997), Relatório Anual da Comissão. Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens na União Europeia, 1996, Bruxelas.

COMISSÃO PARA A IGUALDADE E PARA OS DIREITOS DAS MULHERES (2001), Portugal. Situação das Mulheres, Lisboa, Presidência do Conselho de Ministros.

COMTE, A. (1927 [1830]), Cours de philosophie positive, Paris, Hachette.

CONNELL, R. W. (1993), Gender and Power. Society, the Person and Sexual Politics, Cambridge, Polity Press.

CRAWFORD, M., e UNGER, R. (2000), Women and Gender. A Feminist Psychology, 3.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill.

DARWIN, C. (1871), The Descent of Man, Londres, John Murray.

DEAUX, K. (1990), «From individual differences to social categories: analysis of a decade’s research on gender», in A. G. Halberstadt e S. L. Ellyson (eds.), Social Psychology, Readings, Nova Iorque, McGraw-Hill, pp. 308-320.

DEUTSCH, L. M. (1990), «Status, sex, and smiling: the effect of role on smiling in men and women», in Personality and Social Psychology Bulletin, 16, pp. 531-540.

DURKHEIM, E. (1893), La division du travail social: étude sur l’organisation des sociétés supérieures, Paris, Alcan.

EAGLY, A. H. (1987), Sex Differences in Social Behavior: A Social-Role Interpretation, Hilldale, N. J., Lawrence Erlbaum.

EAGLY, A. H. (1995), «The science of politics of comparing women and men», in American Psychologist, vol. 50, n.º 3, pp. 145-158.

ENGELS, F. (1974 [1884]), L’Origine de la famille, de la propriété privée et de l’Etat, Paris, Editions Sociales.

FORTIN, A. (1995), «Développement d’une mesure de la justification de la violence envers l’enfant», in Journal international de psychologie, 30 (5), pp. 551-572.

FREUD, S. (1908), «Über infantile Sexualtheorien», in Gesammelte Werke, VII, Londres, Imago.

HENLEY, N. M. (1977), Body Politics. Power, Sex and Non-Verbal Communication, Englewood Cliffs, N. J., Prentice-Hall.

LORENZI-CIOLDI, F. (1994), Les androgynes, Paris, Presses Universitaires de France.

LOTT, B. (1996), «Politics or science? The question of gender sameness/difference», in American Psychologist, vol. 51, n.º 2, pp. 155-156.

MACCOBY, E. E., e Jacklin, C. N. (1974), The Psychology of sex Differences, Stanford, CA, Stanford University Press.

MICHEL, A. (1983), Sociologia da Família e do Casamento, Porto, Rés-Editora.

MILL, J. S. (1869), L’assujettissement des femmes, Paris, Guillaumin.

MONTAGU, A. (1999), The Natural Superiority of Women, 5.ª ed., Walnut Creek, CA, Rowman & Littlefield Publishers.

MOSKOWITZ, D. S., SUH, E. J., e DESAULNIERS, J. (1994), «Situational influences on gender differences in agency and communion», in Journal of Personality and Social Psychology, 66, pp. 753-761.

MÜLLER, U. (1998), «The micropolitics of gender differences in family life», in V. Ferreira, T. Tavares e S. Portugal (eds.), Shifting Bonds, Shifting Bounds, Oeiras, Celta Editora, pp. 329-344.

NIELSEN, J. M. (1990), Sex and Gender in Society. Perspectives on Stratification, Prospect Heights, Ill, Waveland Press.

NOGUEIRA, C., PAÚL, C., e AMÂNCIO, L. (1995), «Women in management in Portugal: a demographic overview», in L. Amâncio e C. Nogueira (eds.), Gender, Management and Science, Braga, Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, pp. 207-218.

PARSONS, T., e BALES, R. F. (1956), Family: Socialization and Interaction Processes, Glencoe, Ill, Free Press.

POESCHL, G. (2000), «Trabalho doméstico e poder familiar: práticas, normas e ideais», in Análise Social, vol. XXXV (156), pp. 695-719.

POESCHL, G. (2003a), «Représentations des différences entre les sexes et jeux de pouvoir», in Nouvelle revue de psychologie sociale, vol. 2, n.º 1, pp. 77-86.

POESCHL, G. (2003b), «Inégalités sexuelles dans la mémoire collective et représentations des différences entre les sexes», in Connexions, 80 (2), pp. 101-119.

POESCHL, G., MÚRIAS, C., e RIBEIRO, R. (2003), «As diferenças entre os sexos: mito ou realidade?», in Análise Psicológica, 2 (XXI), pp. 213-228.

POESCHL, G., e SERÔDIO, R. (1998), «Rôles de genre, travail familial et pouvoir familial: représentations et relations», in La revue internationale de l’education familiale, vol. 2, n.º 2, pp. 5-23.

RODRIGUES, J. A. (1995), Continuidade e Mudança nos Papéis das Mulheres Portugueses Urbanas. O Aparecimento de Novas Estruturas Familiares, Lisboa, Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

ROUX, P. (1999), Couple et égalité: un ménage impossible. Lausana, Réalités Sociales.

SCOTT, J. W. (1994), «A mulher trabalhadora», in G. Duby e M. Perrot (eds.), História das Mulheres no Ocidente. O Século XIX, Porto, Edições Afrontamento, pp. 443-475.

SHIELDS, S. A. (1986), «Fonctionnalisme, darwinisme et psychologie des femmes. Etude d’un mythe social», in M. C. Hurtig e M. F. Pichevin (eds.), La différence des sexes, Paris, Tierce Sciences, pp. 29-61.

SPENCER, H. (1891), The Study of Sociology, Nova Iorque, Appleton.

SPERLING, S. (1999), «Forward to the 5th edition of A. Montagu», in The Natural Superiority of Women, Walnut Creek, CA, Rowman & Littlefield Publishers, pp. 11-40.

SWIM, J. K. (1994), «Perceived versus meta-analytic effect sizes: An assessment of the accuracy of gender stereotypes», in Journal of Personality and Social Psychology, 66, pp. 21-36.

TERMAN, L. M., e MILES, C. C. (1936), Sex and Personality: Studies in Masculinity and Femininity, Nova Iorque, McGraw Hill.

VALENTINE, S. (2001), «Development of a brief multidimensional aversion to women who work scale», in Sex Roles, vol. 44, n.os 11-12, pp. 773-787.

VANDELAC, L. (1983), Production domestique — Document n.º 6, «Le partage des tâches domestiques», Gouvernement du Québec, Conseil du Statut de la Femme, Bibliothèque Nationale du Québec.

WILLE, D. E. (1995), «The 1990s: gender differences in parenting roles», in Sex Roles, vol. 33, n.os 11-12, pp. 803-817.

ZELDITCH, M. (1956), «Role differenciation in the nuclear family», in T. Parsons e R. F. Bales (eds.), Family: Socialization, and Interaction Process, Glencoe, Ill, Free Press.

 

 

* Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

** O estudo apresentado neste artigo foi conduzido com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (projecto POCTI/36451/PSI/00/2000, comparticipado pelo FEDER).

 

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons