SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Osteopenia/osteoporose e sua associação com sarcopenia: Estudo EpiFloripa Idoso 2013/2014A procura de serviços de urgência hospitalar: tendências durante o primeiro mês de resposta à COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

PEIXOTO, Vasco Ricoca; NUNES, Carla  e  ABRANTES, Alexandre. Vigilância Epidemiológica do COVID-19: considerações sobre incerteza e sub-deteção. Port J Public Health [online]. 2020, vol.38, n.1, pp.23-29. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000507587.

A vigilância epidemiológica é uma parte fundamental da prática de saúde pública. Considerar e avaliar a sub-deteção de casos é relevante na maioria dos sistemas de vigilância, especialmente em pandemias de novas doenças com um amplo espectro de apresentações clínicas, porque pode influenciar os momentos e as decisões em políticas de saúde e a perceção de risco da população. Este artigo apresenta e discute evidência inicial sobre a sub-deteção do COVID-19 e os seus motivos, opções de vigilância e reflexões sobre a sua importância para informar medidas de saúde pública. No caso do COVID-19, abordar e estimar sistematicamente a sub-deteção de casos é essencial para adequar as medidas de saúde pública, e comunicar esses achados é de extrema importância para a formulação de políticas.

Palavras-chave : Vigilância epidemiológica COVID-19; Sub-identificação; Sub-deteção; Sensibilidade sistemas de vigilância epidemiológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons