SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Nascer pré-termo: Um problema de Saúde Pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

COSTA, Andreia Silva et al. Uma estratégia para a promoção da literacia em saúde, centrada nos percursos de vida: a importância das ferramentas digitais. Port J Public Health [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.50-54. ISSN 2504-3137.  http://dx.doi.org/10.1159/000500247.

Aplicada à saúde, a literacia aumenta a capacidade dos cidadãos tomarem decisões para uma gestão autónoma da saúde. Com este position paper, pretende-se defender a tese de que se encontram reunidas as condições para criar, em Portugal, uma estratégia nacional para a literacia em saúde ao longo do percurso de vida, fortalecida pelo contacto com a modernização do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em primeiro lugar, foi conduzida uma revisão sobre literacia em saúde, e em seguida foram recolhidos dados sobre a Estratégia Nacional para a Literacia em Saúde e sobre as diferentes ações relacionadas com a mesma. O Programa de Literacia em Saúde e Integração de Cuidados, alinhado com o programa de modernização do Serviço Nacional de Saúde “SNS+ Proximidade,” tem vindo a ser desenvolvido em função de uma abordagem ao longo do percurso de vida. Por outro lado, a Estratégia Nacional para a Literacia em Saúde, para além de englobar diferentes dimensões da literacia em saúde, desde o nível individual e comunitário até aos sistemas de saúde, apresenta também oportunidades estratégicas de intervenção em contextos associados aos diferentes determinantes da saúde. A Biblioteca de Literacia em Saúde do Portal SNS é a primeira ferramenta que integra esta estratégia, sendo um repositório digital de recursos de apoio à promoção da literacia em saúde, acessíveis em permanência. Estes recursos incluem livros digitais interativos sobre saúde e o “Diário da Minha Saúde,” incentivando as pessoas a organizar a sua informação sobre saúde e a assumir o controlo da sua saúde ao longo da vida. A estratégia inclui ainda planos para levar estes recursos às pessoas em vários contextos quotidianos, como bibliotecas, escolas e centros de dia, permitindo a sua ativação. Paralelamente, a modernização digital do SNS permite a disponibilização de informação sobre saúde na Área do Cidadão, por exemplo, facilitando o acesso de cada cidadão à sua informação sobre saúde de forma confidencial. Todo o processo de implementação da estratégia de literacia em saúde é dinâmico e pretende incentivar todos os cidadãos a participar na sua construção e avaliação e, consequentemente, na sua adaptação e melhoria contínua.

Palavras-chave : Literacia em saúde; Tecnologias de informação; Programas preventivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons