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Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

ALVES, Odete Maria Azevedo; MORAIS, Maria Carminda Soares; CRUZ, Marisa de Jesus Gomes  e  LIMA, Ana Maria Damião Lopes. Literacia em saúde: a realidade de uma comunidade do Alto Minho. Port J Public Health [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.1-9. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000497073.

Introdução: A Literacia em Saúde limitada condiciona os indivíduos nas suas decisões e acarreta implicações na saúde individual, nos custos e na organização dos sistemas de saúde em geral, pelo que urge o seu estudo em diferentes comunidades permitindo uma resposta adequada às especificidades, particularidades e potencialidades de cada realidade. Métodos: Com o objetivo de avaliar o nível de Literacia em Saúde e relacionálo com as variáveis sociodemográficas (sexo, grupo etário, escolaridade e situação face ao emprego), realizouse este estudo numa população de 3,927 indivíduos de uma freguesia do Alto Minho com amostra probabilística aleatória, de 351 indivíduos, estratificada por idade e sexo, com um erro amostral de 5%. Tratase de um estudo quantitativo, observacional analítico e transversal. Resultados: A maioria dos inquiridos é do sexo feminino (54.1%), com idade média ± desvio padrão de 44.94 ± 19.048 anos, possui habilitações literárias superiores à escolaridade obrigatória (74.0%) e encontrase em situação profissionalmente ativa (61.0%). A Literacia em Saúde desta comunidade é limitada (66.1%) nos seus diferentes domínios. Em todos eles os indivíduos assumem como fácil e muito fácil atividades que não envolvem análise crítica e interpretação e revelam maior dificuldade nas que exigem essa capacidade. Foi encontrada relação estatisticamente significativa do nível de Literacia em Saúde com a escolaridade (?2 = 33.552 e p = 0.001). Conclusão: Este estudo permitiu conhecer o nível de LS desta comunidade do Alto Minho que se caracteriza como limitado. Também o facto de estar ou não relacionada com determinadas variáveis sociodemográficas permitiu a reflexão sobre a LS das pessoas desta comunidade e sobre os desafios da promoção da mesma.

Palavras-chave : Promoção da Saúde; Literacia em Saúde; Alfabetização em Saúde e Capacitação.

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