SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3Adesão à Dieta Mediterrânica (índice KIDMED), determinantes socioeconómicos e estado nutricional das crianças Portuguesas: Programa Eat MediterraneanA Escola Nacional de Saúde Pública: origens e história do ensino da saúde pública em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

MARTINS, Bruno de Sousa et al. Reprocessamento de Dispositivos Médicos de Uso Único: Resultados Clínicos e Financeiros. Port J Public Health [online]. 2018, vol.36, n.3, pp.1-9. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000496299.

Introdução: Os excelentes resultados da eficácia clínica e da redução de custos, obtidos com o reprocessamento certificado dos Dispositivos Médicos de Uso Único (DMUU) justificam que seja prática corrente na maior parte dos hospitais, nos Estados Unidos da América e na Alemanha. No entanto, a nível Nacional ainda não é prática comum, não existindo bibliografia sobre a experiência nacional. Apresentamos os resultados obtidos com esta prática no Centro Hospitalar de São João (CHSJ), Porto. Objetivo: Comparar os resultados clínicos e o impacto financeiro da reutilização de dispositivos médicos de uso único, reprocessados profissionalmente. Foram utilizados dois dispositivos de “uso único,” a máquina de sutura linear GIA CovidienTM e a tesoura Harmonic ACE®. Método: Analisamos um grupo de 733 doentes operados em 2014 que inclui todos os doentes operados no referido período e em que foram utilizados estes dispositivos. Destes doentes 316 foram operados com DMUU reprocessados, e 417 com DMUU originais. As variáveis referentes aos resultados clínicos e financeiros foram analisadas através dos respetivos registos clínicos e da informação de gestão fornecida pela Unidade de Gestão Autónoma de Cirurgia. A comparação entre grupos foi realizada pela aplicação dos testes de Quiquadrado e MannWhitney. Resultados: Os indicadores relativos à eficácia clínica, comprovaram que o uso destes DMUU reprocessados profissionalmente utilizados nas intervenções cirúrgicas não representou qualquer risco acrescido em comparação com os dispositivos originais. Em termos financeiros, há uma diferença muito significativa entre a aquisição de um dispositivo médico novo ou reprocessado. A diferença no caso da tesoura Harmonic ACE® e na máquina de sutura linear GIA CovidienTM acarretou poupanças cerca de 50%. Conclusão: Este primeiro estudo, realizado em Portugal, confirma as vantagens económicas do reprocessamento destes dois dispositivos. O benefício financeiro foi obtido com manutenção da mesma qualidade clínica que se obteve com os dispositivos originais. Os resultados obtidos estão em conformidade com os publicados na literatura, o que confirma que a utilização de alguns dispositivos médicos de uso único após reprocessamento profissional é um método eficiente.

Palavras-chave : Reprocessamento certificado; Reutilização; Dispositivo médico de uso único; Eficiência clínica; Redução de custos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons