SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Podem os Cuidados de Saúde Primários desempenhar um papel no follow-up de doentes com cancro colorretal? O caso de um Hospital Universitário portuguêsMortalidade em recém-nascidos de baixo peso ao nascer: limites e desafios para o acesso universal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

GAVINA, Victor Pinheiro et al. Saúde bucal para pacientes com necessidades especiais: pesquisa avaliativa de Centros de Especialidades Odontológicas. Port J Public Health [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.81-94. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000493886.

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) foram criados dentro do contexto da Política Nacional de Saúde Bucal e a principal função desses estabelecimentos é servir como unidades de referência em atenção secundária à saúde bucal no SUS, devendo oferecer pelo menos os serviços de estomatologia, periodontia especializada, cirurgia oral menor, endodontia e atendimento a pacientes com necessidades especiais. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, por meio da satisfação dos pacientes com necessidades especiais ou de seus acompanhantes. Os dados foram coletados de 159 usuários utilizando um questionário semiestruturado individual auto-aplicado padronizado. Os resultados indicaram uma avaliação positiva na maioria das dimensões, exceto na acessibilidade. Diferenças significativas (p < 0.05) foram observadas entre os serviços nas seguintes dimensões de qualidade: acessibilidade, resolutividade, qualidade técnico-científica, eficiência, eficácia e aceitabilidade. A análise dos dados qualitativos, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e das representações sociais, apresentou cinco ideias centrais sobre a satisfação e insatisfação dos usuários com os serviços dos CEOs (cuidado humanizado, resolutividade do serviço, competência profissional, infraestrutura e organização do serviço, acesso aos serviços). Em conclusão, a maioria dos pacientes com necessidades especiais e seus acompanhantes estavam satisfeitos com os serviços dos CEOs, embora houvesse diferenças significativas entre os serviços dos CEOs em relação à satisfação dos indivíduos.

Palavras-chave : Satisfação do paciente; Qualidade da assistência à Saúde; Pessoas com deficiência; Saúde bucal; Sistema Único de Saúde; Humanização da assistência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons