SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Qualidade de vida relacionada com a saúde de pessoas idosas numa perspetiva de géneroPodem os Cuidados de Saúde Primários desempenhar um papel no follow-up de doentes com cancro colorretal? O caso de um Hospital Universitário português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Portuguese Journal of Public Health

versão impressa ISSN 2504-3137versão On-line ISSN 2504-3145

Resumo

ALVES, Marta Pereira et al. Avaliação do empowerment em pacientes com doença crónica: Qualidades psicométricas da Escala Portuguesa de Empowerment na Doença Reumática. Port J Public Health [online]. 2018, vol.36, n.2, pp.66-71. ISSN 2504-3137.  https://doi.org/10.1159/000492084.

O empowerment é geralmente definido como um processo de promoção da perceção de competência e de controlo como forma de capacitar os indivíduos para melhorar suas condições de vida. O estudo teve como objetivo analisar as qualidades psicométricas da Escala Portuguesa de Empowerment na Doença Reumática (P-RES-8), uma medida constituída por 8 itens destinada a pacientes com doença reumática. O estudo envolveu 81 sujeitos com doenças reumáticas. Os participantes preencheram o PRES- 8, a versão validada em português do Medical Outcomes Survey Short Form-36 (MOS SF-36) e um questionário de avaliação de dados sociodemográficos e variáveis relacionadas com a doença. Para avaliar a estrutura dimensional da escala P-RES-8, foi realizada uma análise fatorial exploratória, e a sua consistência foi avaliada através do cálculo do alfa de Cronbach. A validade desta medida foi avaliada através da análise das correlações entre empowerment, qualidade de vida e outras variáveis relevantes (nível de escolaridade e tempo de duração da doença). A P-RES-8 mostrou ser uma medida unidimensional de empowerment em indivíduos com doença reumática com elevada consistência interna (alfa de Cronbach = 0.94). O empowerment mostrou estar positivamente relacionado com o nível percecionado de qualidade de vida. Em particular, os resultados revelaram associações positivas entre o empowerment, avaliado pelo PRES- 8, e cada um dos oito domínios do MOS SF-36. As associações foram de maior magnitude para a saúde mental e a perceção geral da saúde. Os resultados também revelaram que o empowerment se encontra positivamente associado com o nível de escolaridade dos doentes e com o número de anos após o diagnóstico. Os resultados forneceram suporte à adequação do P-RES-8 como medida de empowerment em pacientes com doença reumática, que revelou ser uma variável importante na avaliação da qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-chave : Empowerment na doença crónica; Doenças reumáticas; Psicometria; Qualidade de vida; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons