SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Teor de sódio e potássio em refeições servidas em cantinas universitáriasPoder para os repórteres da saúde: a literacia em saúde como uma ferramenta para evitar as pressões das fontes de informação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Portuguese Journal of Public Health

versión impresa ISSN 2504-3137versión On-line ISSN 2504-3145

Resumen

PORTELA, Carlos Filipe da Silva et al. Sistema inteligente de apoio à decisão e monitorização de doentes críticos em tempo-real. Port J Public Health [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.34-47. ISSN 2504-3137.  http://dx.doi.org/10.1159/000486146.

Os cuidados intensivos são unidades clínicas onde os sinais vitais dos doentes são monitorizados continuamente e onde é registada uma multiplicidade de parâmetros clínicos. Este trabalho apresenta como principal objetivo estudar a possibilidade e desenvolver um sistema inteligente que promova a monitorização e a criação de novo conhecimento útil para o processo de decisão fulcral para a prestação de um melhor tratamento ao doente. Este artigo apresenta os resultados obtidos, em particular o sistema desenvolvido com o propósito de monitorizar os dados clínicos e recorrer a tecnologias de data mining, para prever eventos clínicos com grande sensibilidade (90–100%), nomeadamente a probabilidade de falência orgânica, reinternamentos e sépsis.

Palabras clave : Sistemas de apoio à decisão inteligentes; Aprendizagem automática em tempo-real; Medicina intensiva; Data mining.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons