SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número5Inibidores da Bomba de Protões: Serão Eles uma Ameaça à Segurança do Doente?Drenagem biliar guiada por ecoendoscopia em dois casos de acesso biliar difícil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

BRANCO, Joana C. et al. Uma Causa Rara de Dor Abdominal num Doente com Pancreatite Aguda Necrotizante. GE Port J Gastroenterol [online]. 2018, vol.25, n.5, pp.253-257. ISSN 2341-4545.  http://dx.doi.org/10.1159/000484939.

Introdução: A necrose pancreática coletada (NPC) é uma complicação potencialmente fatal da pancreatite aguda (PA) e ocorre em menos de 10% dos casos. Pode estar localizada dentro ou fora do pâncreas. Quando infetada, a mortalidade aumenta, podendo atingir os 100% se a coleção não for drenada. O seu tratamento é complexo e inclui, de início, antibioterapia intravenosa que permite o controlo da sepsis e um atraso na terapêutica de intervenção, como a drenagem. Atualmente é aconselhada uma abordagem minimamente invasiva. Dependendo da localização da coleção, a drenagem guiada por tomografia computorizada (TC) ou a necrosectomia endoscópica são as opções de primeira linha, posteriormente complementadas por necrosectomia cirúrgica, caso seja necessário. A NPC infetada na parede abdominal foi raramente descrita na literatura e não existe até ao momento nenhum caso de uma NPC infetada por Citrobacter freundii. Caso: Apresentamos o caso de um doente do sexo masculino de 61 anos com uma PA necrotizante complicada por NPC da parede abdominal esquerda, infetada por Citrobacter freundii, que foi tratada com sucesso através de drenagem percutânea guiada por TC e antibioterapia intravenosa. Conclusão: A NPC infetada condiciona mortalidade considerável e a sua localização na parede abdominal é rara; pode ser tratada através de antibioterapia e drenagem percutânea guiada por TC, sem necessidade de intervenção posterior.

Palavras-chave : Pancreatite aguda; Necrose pancreática coletada; Drenagem percutânea guiada por TC; Infeção a Citrobacter freundii; Dor abdominal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons