SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Atresia das Vias Biliares: Revisão Casuística índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

TEIXEIRA, Cristina et al. Rastreio de cancro colorretal: qual a opinião da população. GE Port J Gastroenterol [online]. 2018, vol.25, n.2, pp.62-67. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000480705.

Introdução: O cancro colorretal (CCR) é a primeira causa de morte por cancro em Portugal, com uma mortalidade que tem aumentado nos últimos 30 anos. Materiais e Métodos: Durante uma acção de sensibilização levada a cabo por profissionais de saúde do Serviço de Gastrenterologia, em Setúbal, Portugal, foi realizado um inquérito escrito, anónimo, no sentido de avaliar os conhecimentos e atitudes da população face ao CCR. Resultados: 140 indivíduos; idade média 54.6 anos; 61.4% mulheres; 22.1% tinham pelo menos 1 familiar com CCR. Os factores de risco para CCR mais referidos foram a presença de pólipos e a história familiar. A infecção intestinal foi considerada como um factor de risco para CCR por 74% dos inquiridos, sendo que o rastreio foi considerado útil por todos. Tinha sido recomendado pelo menos um exame de rastreio a cerca de 60% dos participantes, a maioria por indicação do médico assistente de medicina geral e familiar: colonoscopia total em 31, pesquisa de sangue oculto nas fezes em 44 e rectossigmoidoscopia em 9. Atendendo à idade e história familiar, a maioria efectuou um rastreio apropriado. Catorze pessoas não efectuaram o rastreio aconselhado; os motivos mais apontados foram o medo da dor/descobrir uma doença e vergonha. Conclusão: Embora a maioria dos inquiridos estivesse alerta para a importância do rastreio do CCR, persistem muitas ideias erradas em relação a factores de risco, receios e reticências quanto à realização dos exames de rastreio. Acções de sensibilização são úteis para clarificar dúvidas e informar a população no sentido de aumentar a adesão ao rastreio.

Palavras-chave : Cancro colorretal; Rastreio; Inquérito; Colonoscopia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons