SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Long-Term Outcomes of Gastric Endoscopic Submucosal Dissection: Focus on Metachronousand Non-Curative Resection ManagementSuperior Mesenteric Artery Syndrome: Weight Loss Can Be a Problem, Weight Gain Can Be a Solution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

CARVALHANA, Sofia et al. Insuficiência Hepática Aguda Induzida pela Trazodona e Diazepam. GE Port J Gastroenterol [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.40-42. ISSN 2341-4545.  http://dx.doi.org/10.1159/000450878.

A maioria dos antidepressivos tem o potencial de causar lesão hepática, mesmo em doses terapêuticas. Contudo, a hepatite tóxica por antidepressivos é um evento raro. Não existe forma de prevenir a hepatite tóxica, mas a sua gravidade pode ser minimizada com o diagnóstico precoce e a retirada antecipada do fármaco. Apresentamos um caso raro de um homem de 63 anos com insuficiência hepática aguda após 3 meses de terapêutica com trazodona e diazepam em doses terapêuticas, com necessidade de transplante hepático. Com este caso pretende-se alertar os clínicos para a possibilidade desta entidade e da necessidade de monitorização regular das provas hepáticas em doentes sob tratamento com trazodona, de forma a prevenir morbilidade e mortalidade.

Keywords : Antidepressivos; Diazepam; nsuficiência hepática aguda/induzida quimicamente; Trazodona.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License