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GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

Print version ISSN 2341-4545

Abstract

ELVAS, Luís et al. Impacto do Ensino Personalizado na Preparação Intestinal para Colonoscopia: Estudo Prospetivo Controlado Randomizado. GE Port J Gastroenterol [online]. 2017, vol.24, n.1, pp.22-30. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1159/000450594.

Introdução: Uma adequada preparação intestinal é um dos fatores de qualidade mais importantes de uma colonoscopia. O objetivo foi analisar o impacto do ensino personalizado na qualidade da preparação intestinal. Material e Métodos: Estudo prospetivo randomizado, cego para o endoscopista, num único centro hospitalar. Os doentes foram randomizados em 2 grupos: “controlo” - receberam informação pré-definida sobre a preparação intestinal pelo gastrenterologista assistente; “intervenção” - após a consulta com gastrenterologista receberam informações personalizadas em consulta de enfermagem, com explicação pormenorizada da preparação e dieta. O outcome primário foi a qualidade da preparação intestinal (escala de Aronchick). Resultados: Randomizados 229 doentes, 113 no grupo “controlo” e 116 no “intervenção”. As preparações foram consideradas “adequadas” em 62% (95% IC 53-70) das colonoscopias do grupo “intervenção” e em 35% (95% IC 26-44) do grupo “controlo” ( p = 0.001). A redução de risco absoluto foi 27%, risco relativo 1.77 e número necessário para tratar de 4. A análise de subgrupos revelou um impacto mais significativo do ensino personalizado nos doentes até 65 anos (67 vs. 35%, p < 0.001), sexo masculino (60 vs. 33%, p = 0.003), maior grau de escolaridade (68 vs. 37%, p = 0.002), residentes em meio urbano (68 vs. 40%, p = 0.004) e com colonoscopias prévias (68 vs. 40%, p = 0.001). Foram identificados como fatores de risco para má preparação: género masculino (OR = 2.1; 95% IC 1.1-4.1), diabetes mellitus (OR = 3.8; 95% IC 1.2-11.6), obstipação (OR = 3.7; 95% IC 1.7-8.2), inexistência de cirurgia abdominal prévia (OR = 2.2; 95% IC 1.2-4.1) e ausência de ensino personalizado (OR = 2.5; 95% IC 1.4-4.4). Conclusão: O ensino personalizado da preparação intestinal para colonoscopia melhora significativamente a qualidade da preparação intestinal.

Keywords : Colonoscopia; Preparação intestinal; Ensino do doente; Qualidade.

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