SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número6Hepatite Aguda na Síndrome DRESS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

BRANQUINHO, Diogo et al. Pancreatite Aguda Medicamentosa e Pseudoaneurismas: Uma Combinação Tenebrosa. GE Port J Gastroenterol [online]. 2016, vol.23, n.6, pp.309-313. ISSN 2341-4545.  http://dx.doi.org/10.1016/j.jpge.2016.06.002.

Os pseudoaneurismas são complicações raras mas graves da pancreatite aguda ou crónica. São causados pela digestão enzimática de artérias que atravessam colecções inflamatórias. Descreve-se o caso de uma doente do sexo feminino, de 40 anos, com lúpus sistémico e anticoagulada por trombose venosa profunda, admitida por pancreatite aguda associada à ciclosporina. Apresentou sinais de hemorragia abdominal causada por dois pseudoaneurismas dentro de uma colecção peri-pancreática. Foi então realizada angiografia com embolização da artéria gastroduodenal e pancreatoduodenal. Houve recidiva duas semanas depois, com necessidade de nova embolização bem-sucedida. A decisão de suspender a ciclosporina e reintroduzir anticoagulantes nesta doente de alto-risco é controversa. Apesar de raros, os pseudoaneurismas devem ser considerados perante um doente com pancreatite e sinais de hemorragia.

Palavras-chave : Falso Aneu; Embolização Terapêutica; Pancreatite/induzida quimicamente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons