SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número6Metástase Ampular de Neoplasia da Mama: Uma Causa Rara de Icterícia ObstrutivaPancreatite Aguda Medicamentosa e Pseudoaneurismas: Uma Combinação Tenebrosa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

OLIVEIRA, Ana Maria; CARVALHO, Rita; MARTINS, Alexandra  e  REIS, Jorge. Hepatite Aguda na Síndrome DRESS. GE Port J Gastroenterol [online]. 2016, vol.23, n.6, pp.304-308. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1016/j.jpge.2016.06.001.

A síndrome DRESS (Drug Reaction with Eosinophilia and Systemic Symptoms) é uma reação de hipersensibilidade sistémica caracterizada por dermatite exfoliativa e rash maculopapular, linfadenopatia, febre, eosinofilia e envolvimento de órgãos internos, como o fígado e o trato gastrointestinal. O diagnóstico é difícil porque as suas manifestações clínicas mimetizam as encontradas noutras doenças sistémicas graves. Esta síndrome deve ser reconhecida precocemente e o fármaco responsável suspenso com o intuito de melhorar o prognóstico do doente. É, de facto, uma condição potencialmente fatal, com uma mortalidade entre 5 e 20%. Apresentamos o caso clínico de uma doente de 22 anos, que recorreu ao serviço de urgência por um quadro clínico caracterizado por rash pruriginoso associado a dor abdominal tipo cólica, vómitos, diarreia e febre 3 semanas após início de terapêutica com sulfassalazina. Inicialmente, a avaliação laboratorial não revelou alterações, mas durante o internamento, desenvolveu-se eosinofilia e as provas hepáticas, incluindo transaminases e parâmetros de colestase, aumentaram de forma significativa. Foi efetuado o diagnóstico de síndrome de DRESS, a sulfassalazina foi suspensa e iniciou corticoterapia sistémica, dados os sinais de gravidade da doença. Verificou-se melhoria gradual da sintomatologia, tendo tido alta clínica após trinta dias de internamento.

Palavras-chave : Doença Hepática Induzida por Medicamentos; Falência Hepática Aguda/induzida; Síndrome de Hipersensibilidade a Medicamentos; Sulfassalazina/efeito adverso.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons