SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Tratamento Endoscópico de Corpos Estranhos no Trato Digestivo Superior: Um Artigo de Revisão Baseado na EvidênciaAngioedema Visceral Isolado Induzido por Inibidor da Enzima de Conversão da Angiotensina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

TORRES, Joana; CRAVO, Marília  e  COLOMBEL, Jean-Frédéric. Discontinuação dos Anti-TNF na Doença Inflamatória Intestinal. GE Port J Gastroenterol [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.153-161. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1016/j.jpge.2015.11.004.

A introdução dos anti-TNFα na prática clínica produziu um avanço considerável no tratamento da doença inflamatória intestinal. A utilização destes medicamentos resulta numa remissão duradoura num sub-grupo de doentes, evitando cirurgias e hospitalização. No entanto, existem algumas preocupações com a segurança e o custo associados com a sua utilização a longo prazo. Assim, a descontinuação dos anti-TNFα tem emergido como uma questão importante na prática clínica. Pretendemos neste artigo, discutir a evidência disponível sobre interrupção dos anti-TNFα na doença inflamatória intestinal, proporcionando ao clínico informação actualizada sobre as taxas de recidiva após interrupção do fármaco, potenciais factores predictores de recidiva, assim como a resposta ao re-tratamento.

Palavras-chave : Doença Inflamatória Intestinal/tratamento; Factor de Necrose Tumoral Alfa/antagonistas & inibidores; Factor de Necrose Tumoral Alfa/uso terapêutico; Suspensão de Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons