SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Síndrome Poliglandular Tipo III e Neuropatia Periférica Grave: Uma Associação Incomum índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


GE-Portuguese Journal of Gastroenterology

versão impressa ISSN 2341-4545

Resumo

MAGALHAES, Joana et al. Incapacidade na Doença Inflamatória Intestinal: Tradução Para Português e Validação do ‘‘Inflammatory Bowel Disease - Disability Score’’. GE Port J Gastroenterol [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.4-14. ISSN 2341-4545.  https://doi.org/10.1016/j.jpge.2014.10.002.

Introdução: O impacto físico, psicológico e social da doença inflamatória intestinal (DII) compromete frequentemente a capacidade do doente realizar as suas atividades de vida diária. Foi desenvolvido recentemente um novo questionário de avaliação de incapacidade na DII. O ‘‘Inflammatory Bowel Disease - Disability Score’’ (IBD-DS) contempla a avaliação de Diferentes domínios de incapacidade na DII: mobilidade, autocuidado, principais atividades de vida diária, saúde mental, problemas gastrointestinais e impacto social. O objetivo deste estudo foi a tradução do IBD-DS para a língua portuguesa e a validação das suas propriedades de avaliação de incapacidade em doentes portugueses com DII. Material e Métodos: Um total de 85 doentes, 55 com doença de Crohn (DC) e 30 com colite ulcerosa (CU), preencheram a versão portuguesa do IBD-DS e um questionário de qualidade de vida na DII (SIBDQ-10 questões). A actividade da doença foi avaliada usando o índice de Harvey-Bradshaw (HB) para a DC, e o score parcial de Mayo (pMayo) para a CU. A correlação entre o IBD-DS e o SIBDQ foi determinada através do coeficiente de correlação de Pearson. O teste t para amostras independentes foi utilizado para comparar a média do IBD-DS entre os doentes com doença ativa e inativa. A análise estatística foi realizada com o SPSS 21.0, o nível de significância (˛) foi estabelecido em 5%. Resultados: No nosso estudo verificou-se uma forte correlação negativa entre o IBD-DS e o SIBDQ (r =−0.858, p < 0,001 para a DC e r =−0.933, p < 0,001 para a CU). Foi observada uma diferença estatisticamente significativa do valor médio do IBD-DS entre doentes com doença inativa vs. ativa (93.78 vs. 117.57, p = 0,016 para a DC e 78.96 vs. 137.14, p < 0,001 para a CU). Conclusão: A versão portuguesa do IBD-DS apresentou uma boa correlação com a qualidade de vida e atividade da DII, apresentando-se, deste modo, como uma ferramenta válida na avaliação de incapacidade na DII.

Palavras-chave : Doença Inflamatória Intestinal; Doença de Crohn; Colite Ulcerosa; Avaliação da Incapacidade; Portugal; Questionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons