SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número37As entrevistas televisivasA cobertura televisiva da pandemia de Covid-19 em Portugal: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

BAPTISTA, Carla; SILVA, Marisa Torres da  e  FERREIRA, Allan Herison. Big Show Cristina Ferreira: emoção e entretenimento na televisão popular portuguesa. Media & Jornalismo [online]. 2020, vol.20, n.37, pp.165-182. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_37_9.

Este artigo aborda a narrativa televisiva contemporânea popular a partir de uma análise do talk show diário apresentado por Cristina Ferreira na SIC até 17 de julho de 2020. O sucesso do Programa da Cristina é enquadrado de um ponto de vista histórico, estabelecendo continuidades com a obra de Nelson Traquina, Big Show Media (1997). Cristina Ferreira é uma celebridade da televisão popular portuguesa e constrói no seu programa uma performance de género ancorada na lógica paradoxal do pós-feminismo. A sua versatilidade é visível na transversalidade da estratégia de divulgação do programa nas redes sociais, designadamente no Instagram e no Facebook, onde se ampliam os públicos através da mobilização instrumental de outros influenciadores digitais.

Palavras-chave : televisão popular; entretenimento; género; redes sociais; Cristina Ferreira; SIC.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons